INSEGURANÇA

Codau deve licitar vigilância armada para coibir furtos e roubos

Rafaella Massa
Publicado em 30/01/2024 às 11:32Atualizado em 31/01/2024 às 07:33
Compartilhar

Diante do crescente número de casos de furtos e roubos em suas dependências, a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) afirma que deve lançar em breve licitação para vigilância armada. O processo ainda está em andamento, devendo ser concluído ainda no primeiro semestre, de acordo com a autarquia. A contratação visa inibir autores de roubos e furtos que têm feito servidores como vítimas, além da própria companhia. 

Ao Jornal da Manhã, trabalhadores da autarquia se queixam de insegurança em diversas dependências da autarquia em Uberaba. Segundo reclamação, as frequentes ocorrências de furto e roubo têm deixado os servidores cada vez mais temerosos.

De acordo com denunciante, que preferiu não se identificar, há meses diversos funcionários pedem pela contratação de vigias e reforço no policiamento como medidas preventivas. O reclamante relata que, apesar de nunca ter se tornado algo mais grave, funcionários já foram feridos fisicamente durante a abordagem. Ainda, o servidor aponta que o Sindae (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviço de Esgoto de Uberaba) foi acionado.  

“Toda semana está tendo duas, três [abordagens]. Estamos pedindo solução desde o ano passado, no começo do ano. Inclusive, hoje eu já pedi novamente, a gente já entrou em contato novamente. Aí eles alegam que precisa de mais de três meses para abrir licitação, sendo que a Guarda Municipal é paga para trabalhar para o Município”, alega.   

Somente entre outubro e dezembro de 2023, o Jornal da Manhã noticiou quatro ocorrência envolvendo furtos ou roubos em dependências da Codau. A mais recente foi registrada na estação elevatória de esgoto, localizada no Jardim Petrópolis, na madrugada desta terça-feira (30). Um servidor de 59 anos foi rendido por quatro indivíduos armados e teve diversos itens roubados, entre eles seu carro, celular, uma caixa de som, um relógio digital, além de itens da estação.  

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Codau em busca de um posicionamento. Em nota, a companhia pontua que “coloca permanentemente em prática ações relacionadas à proteção da saúde e integridade dos servidores. Além disso, já mantém uma política de segurança para o seu patrimônio que envolve diversas frentes. Uma delas está relacionada à ampliação da vigilância armada”. Conforme a nota, uma licitação para contratação de vigilância armada está em andamento e deve ser concluída nas próximas semanas.  

Ainda, o Sindae afirma que as cobranças por melhorias na vigilância das estações são quase corriqueiras e diárias no sentido da instalação de vigias e policiamento. “O sindicato, inclusive, levou a conhecimento do presidente da Codau, Rui Ramos, e foi uma pauta nossa de reivindicação. É uma situação que a gente ainda não conseguiu, infelizmente, viabilizar. Foi pontuado pelo presidente Rui que está em andamento a licitação, que já está quase em fase de conclusão. Mas assim que o Sindicato tomou conhecimento de toda essa situação que aconteceu nas caixas elevatórias, foi levado a conhecimento do presidente, inclusive dos técnicos de segurança, pessoas que estão ali mais diariamente e que já foi providenciado”, pontua nota do sindicato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por