OLHE PARA O CÉU!

Chuva de meteoros e Lua rosa: conheça os fenômenos astronômicos do mês de abril

Juliana Corrêa
Publicado em 30/03/2025 às 17:58Atualizado em 31/03/2025 às 18:06
Compartilhar
 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

O mês de abril está chegando e, nele, alguns fenômenos astronômicos poderão ser observados. Os de maiores destaques serão a chuva de meteoros Líridas, a Lua Rosa e alinhamento de quatro planetas. 

No dia 13 de abril, haverá a Lua Rosa. Esta é a primeira lua cheia do outono e determina a data da Páscoa. Apesar do nome, o astro não apresentará um aspecto rosado, o nome do evento se dá devido a tradição dos nativos norte-americanos, que associavam esta lua ao florescimento de uma planta chamada phlox subulata, ou musgo rosa. No hemisfério norte, a Lua Rosa é a primeira lua cheia da primavera, por isso sua associação a flores. 

A Lua Rosa deste ano também terá um diferencial; ela será uma microlua, estando 5,5% menor e com 11% menos brilho do que uma lua cheia regular. O fenômeno da microlua ocorre pela órbita da Lua ao redor da terra ser uma elipse e, no momento que o astro é totalmente iluminado pelo Sol, ele está em seu ponto mais distante da Terra. 

Um alinhamento planetário poderá ser visto pouco antes do nascer do Sol do dia 17 de abril. Os planetas Vênus, Saturno, Mercúrio e Netuno, este último visível somente com o auxílio de instrumento óptico, estarão muito próximos um do outro. Para observar, o espectador uberabense precisa olhar na direção leste, a partir das 4h40 da manhã, preferencialmente em um local com horizonte limpo e sem poluição luminosa. Quanto mais próximo do nascer do Sol, mas fácil será observar o fenômeno, pois os astros vão ficando mais altos no céu; porém, os primeiros raios solares já tornam a visualização mais difícil. Para distinguir os planetas de estrelas, basta observar se piscam: se piscar, trata-se de uma estrela; se não piscar, você está olhando para um planeta. 

O último fenômeno astronômico de destaque será na noite de 22 para 23 de abril, com o ponto máximo da chuva de meteoros Líridas. O horário ideal para iniciar a observação é a partir da meia-noite e o observador deve olhar na direção norte, próximo à constelação de Lira. Com uma taxa de 18 meteoros por hora, esta chuva possui o diferencial de poder, ocasionalmente, ter meteoros que se assemelham a bolas de fogo brilhantes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por