CIDADE

Chuva de granizo derruba telhado e UPA do Mirante é interditada

Pacientes foram transferidos para a UPA São Benedito e para outras unidades; ainda não há prazo para que a unidade volte a funcionar

Publicado em 08/11/2022 às 16:25Atualizado em 15/12/2022 às 23:35
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Forte chuva com ventos e granizo atingiu Uberaba nessa terça-feira, deixando estragos pela cidade. O maior transtorno foi a queda do telhado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Parque do Mirante, que está interditada.

De acordo com a assessoria da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), responsável pela gestão da unidade, pacientes foram transferidos para a UPA São Benedito e outras unidades de saúde do município.

Houve estragos em diversos setores da unidade. Vídeos e fotos divulgados nas redes sociais mostraram a situação no momento da chuva, quando parte do telhado da unidade desabou. Como consequência, a UPA do Mirante está fechada, tendo acesso somente alguns funcionários, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, a equipe da pasta pretende analisar de imediato outra opção para atendimentos de urgência, que, no momento, estão sendo encaminhados para a UPA São Benedito. “Importa ressaltar que a torre do Samu também veio ao chão, caiu, entortou toda, danificou ambulâncias lá na central e, também, estamos funcionando apenas com uma linha. Então, pedimos que a população tenha compreensão, paciência. Todos serão atendidos. Se o telefone estiver ocupado, insista mais um pouquinho, que até a gente recuperar isso vai um dia ou dois para pôr tudo funcionando”, afirmou o secretário, na tarde de ontem.

O secretário ainda explicou que será feito decreto emergencial para que o Executivo consiga recursos com o Governo Federal para fazer a recuperação rápida da estrutura.

Ainda segundo a Prefeitura, na UBS Aparecida Conceição, no bairro Abadia, computadores tiveram danos elétricos. Também foram registrados estragos em várias unidades de saúde, como coberturas e telhas danificadas por granizo e inundação pela chuva.

Outros estragos. Também foi registrada queda de árvores e galhos por toda a cidade. A Sesurb (Secretaria de Serviços Urbanos e Obras) informou que todos os locais em que houve queda de árvore já foram mapeados e as equipes estão mobilizadas para fazerem os atendimentos, tendo prioridade os locais onde as vias foram obstruídas ou que representam algum risco para a população. No Centro Administrativo da Prefeitura também teve equipamentos danificados e queda de árvores. Carros que ficaram amassados por conta do granizo, de acordo com relatos de leitores do Jornal da Manhã.

A Estação de Captação no rio Uberaba chegou a ficar sem energia, em decorrência da forte chuva que atingiu a cidade. Com isso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) paralisou a produção e afetou cinco Centros de Reservação.

A expectativa inicial, de acordo com a meteorologia, era que caíssem apenas chuviscos até o dia 12, quando uma chuva consistente cairia na cidade. Porém, a alta e baixa pressão se anteciparam e o pé d’água caiu mais cedo do que o previsto.

Segundo a climatologista Wanda Prata, o calor segue durante a semana, mesmo com a chuva. “Chuva de granizo reorganizada na coluna troposférica. Daí o tamanho das pedras de gelo de 2 a 3 centímetros. Reorganização de cinco ou seis pedras miúdas. A chuva esteve localizada na região centro sul do município”, complementa.

De acordo com informações repassadas pela Defesa Civil, foram 11 milímetros de chuva em 20 minutos, com a temperatura ambiente caindo de 34 graus para 20 graus.

Confira como ficou a UPA do Mirante nas fotos abaix 

  

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por