O tradicional churrasco está caro neste final de ano devido ao alto preço das carnes, mas nos primeiros meses de 2025 o cenário deverá ser diferente. A estimativa é de Matusalém Alves, empresário do ramo supermercadista de Uberaba, que prevê gado criado a pasto com preço mais baixo chegando aos frigoríficos brasileiros.
Leia também: Sindicomércio divulga horário especial de atendimento do comércio de rua para o fim de ano
O empresário opina que o alto preço atualmente, foi provocado pela seca extrema que vivemos este ano. "A carne teve uma alteração de preço devido ao período de seca de mais de seis meses, o que impactou muito o mercado. No entanto, isso já está começando a se estabilizar", posiciona-se.
Para justificar a previsão de diminuição de preço, Matusalém lembra que, com as chuvas, os animais tendem a ganhar mais peso e com menor custo ao produtor. Isso, no final das contas, será refletido no valor cobrado do consumidor.
"A partir de janeiro, com o boi criado a pasto, a oferta vai aumentar e a tendência é de queda no preço", estima.
Além disso, ele observa que a queda no poder de compra dos consumidores também contribui para essa tendência de redução de preços. "Com o aumento nos preços, o consumidor não consegue mais comprar a mesma quantidade de carne que comprava antes. Isso faz com que o frigorífico precise baixar os preços para atrair o consumidor", finaliza.