Centro de Especializado de Reabilitação (Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Especializado de Reabilitação (CER), atende, diariamente, a mais de 120 pacientes em Uberaba. A assistência é oferecida à comunidade de forma totalmente gratuita.
O CER oferece serviços nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem. Em 2022, de acordo com a coordenação do CER, foram 13.134 atendimentos.
Na nova sede do CER, 6.646 atendimentos foram realizados de outubro de 2022 até este 6 de março. A unidade presta assistência em saúde para pacientes em reabilitação física e intelectual.
O CER tem espaço que leva o nome de “Ginásio Fisioterapeuta Aline Lacerda Almeida” e, numa segunda etapa, disponibilizará atendimentos a pacientes da microrregião de Uberaba, que inclui os municípios de Conceição das Alagoas, Delta, Campo Florido, Veríssimo, Conquista e Água Comprida em reabilitação física, intelectual e ostomias.
“Nosso trabalho é pautado na qualidade de vida das pessoas. A maior parte dos nossos pacientes luta para superar obstáculos pessoais, sejam físicos ou intelectuais, e nós estamos aqui para ajudá-los neste processo, explicou a gerente do CER, Angelarosa Lino Laterza Miranda.
O pedreiro aposentado Durvalino Ribeiro de Brito, 63 anos, é um dos pacientes da unidade e aprovou o serviço. “Há quase cinco meses sofri um acidente em casa, serrando um pedaço de madeira com makita quando ela deslizou e atingiu meu dedão da mão esquerda. Achei que iria perder os movimentos e o dedo. Mas deu tudo certo. Fiz uma cirurgia e depois inicie a fisioterapia para recuperar o movimento. Os atendimentos começaram na UBS perto da minha casa, no Primavera, e depois de uma avaliação médica viu-se a necessidade de mais atividades e fui transferido aqui para o CER. Meus movimentos já estão praticamente recuperados”, contou.
Já a auxiliar de cozinha Aparecida Borges da Silva Ribeiro sentiu as dores no joelho direito darem uma trégua depois que iniciou a fisioterapia. “Esse lugar pra mim foi uma benção. Além da fisioterapia consigo fazer também acompanhamento com psicólogo. Quando cheguei aqui estava muito ansiosa e sem força na minha perna, não conseguia dobrar o joelho e a dor era constante. Com as sessões, vi a dor diminuir e consigo andar melhor”.
Os pacientes podem ter acesso aos serviços do CER por meio de encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde. A unidade fica na Rua Guaçuí, 195, Residencial Presidente Tancredo Neves.