ENERGIA ELÉTRICA

Cemig reforçará energia rural com 30 mil quilômetros de rede trifásica

Rafaella Massa
Publicado em 05/11/2024 às 19:16
Compartilhar

Além de investir no aumento do número de subestações, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) tem como meta implantar 30 mil quilômetros de rede trifásica na zona rural do Minas Gerais. Segundo o vice-presidente executivo da empresa, Marcos Montes, há expectativa de melhorias em áreas do município de Uberaba. 

Segundo Montes, dos 9 milhões de consumidores da companhia, 10% estão na zona rural. “Isso não quer dizer que toda a rede de trifásico vai chegar na propriedade rural, mas da rede de trifásico sai também uma energização mais potente em lugares que precisam mais, como por exemplo, um pivô central, um projeto de leite, irrigação, aí você precisa chegar com a [ligação] trifásica até o lugar”, afirma Marcos Montes.

Ao Jornal da Manhã, Marcos Montes também ressalta que, com a melhoria, existe o objetivo de oferecer maior amparo para o produtor rural, que pode sofrer prejuízos na produção em virtude da escassez de energia. Na região, as comunidades de Peirópolis e São Basílio passaram por problemas no fornecimento de energia com as recentes chuvas, de forma que os consumidores chegaram a ficar até quatro dias com instabilidade no serviço. 

Na última semana, autoridades municipais e representantes da Cemig se reuniram na comunidade de São Basílio em busca de solução para o constante desabastecimento. A conversa contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, do agente de relacionamento da Cemig, Hudson Ferreira, e de moradores, incluindo o líder da associação dos moradores.

Foi estabelecido, então, um plano de ações, a ser realizado até 31 de dezembro deste ano. As primeiras atividades desse plano já foram concretizadas, como a poda de árvores sob a rede elétrica que poderiam danificá-la, e a criação de um canal de comunicação ágil e direto com a equipe da Cemig para atender os chamados da comunidade com rapidez.

Também será desenvolvido o monitoramento das redes de distribuição com drones para uma avaliação mais detalhada, a instalação de equipamentos de medição para verificar se a tensão correta está chegando à rede da comunidade de São Basílio e melhorias na subestação da rede elétrica que fornece energia à comunidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por