QUEDA

Centro de Atendimento à Dengue é fechado com a queda de casos

A Secretaria de Saúde revela que o volume de notificações de dengue caiu em mais de 90% e a procura pelo centro especializado teve queda de demanda em cerca de 80%

Marconi Lima
Publicado em 30/06/2025 às 15:34Atualizado em 30/06/2025 às 23:44
Compartilhar

Queda no volume de notificações de casos de dengue em Uberaba leva a Secretaria Municipal de Saúde a desativar o Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue), aberto exclusivamente para atendimento a pessoas com sintomas da doença na Unidade Regional do Boa Vista. A partir de agora, no caso de suspeita de dengue, as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, houve redução no número de notificações por dengue de 94,37%, considerando o intervalo entre a semana epidemiológica 11 (09/03 a 15/03) e a semana epidemiológica 25 (15/06 a 21/06). Os índices também impactam o volume de busca por atendimento médico na unidade, que caiu quase 80%.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que Uberaba tem 21.531 casos prováveis de dengue, com 3.860 confirmados e 17 óbitos registrados e 12 sob investigação. Sobre a febre chinkungunya, há 21 suspeitos e 14 confirmados, sem óbitos. Não há casos de zika vírus.

Conforme a Secretaria de Saúde, o acolhimento às pessoas com suspeita de dengue continua sendo ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde, quando se tratar de sintomas leves, e nas Unidades de Pronto Atendimento, para os casos mais graves.

Em todas as unidades, são feitos os processos de acolhimento e triagem do paciente. Em seguida, ele é encaminhado para o atendimento médico, sendo hidratado, medicado e, em caso de necessidade, é realizado um hemograma.

O segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 apontou para a redução na infestação do mosquito transmissor da dengue no município, no comparativo com a mostra anterior.

De acordo com dados apurados pela Diretoria de Vigilância em Saúde, o índice em Uberaba caiu para 3% de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ante os 8,1% do primeiro LIRAa do ano.

O resultado do LIRAa assinala para médio risco de transmissão das arboviroses. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 19 e 23 de maio, em 8.604 imóveis, por meio do trabalho de cerca de 200 agentes de endemias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por