CIDADE

Campanha de vacinação contra a gripe agora vai até dia 27 de maio

Município prorrogou a ação de combate às gripes sazonal e H1N1. As imunizações terminarão somente no dia 27 de maio

Thassiana Macedo
Publicado em 19/05/2011 às 01:12Atualizado em 20/12/2022 às 00:14
Compartilhar

Apesar da programação inicial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe marcar o encerramento para o dia 13 e, seguindo determinação do Ministério da Saúde, o município ter prorrogado a ação contra a gripe sazonal e H1N1 até o fim desta semana, as imunizações terminarão somente no dia 27 de maio. A nova extensão do prazo foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em Uberaba, 37.228 pessoas foram imunizadas até o momento, o que corresponde a 77% do público-alvo previsto.

A infectologista Danielle Borges Maciel ressalta que nesta 13ª campanha de vacinação os grupos prioritários atendidos não são mais exclusivos para pessoas com mais de 60 anos. Ela explica que o único grupo que atingiu cobertura total foi o dos trabalhadores de saúde. O município também alcançou a meta de 80% de imunizações no grupo de crianças entre seis meses e dois anos, com 4.479 de doses aplicadas, mas o ideal é chegarmos a 100%, já que este público é vulnerável. “Por isso, solicitamos aos pais e responsáveis que procurem a vacina no posto de saúde para evitar complicações provenientes do vírus influenza, como pneumonia, sinusite e otite”, frisa.

O número de gestantes que receberam a vacina ainda é baixo. Apenas em torno de 50% das mulheres esperadas procuraram os postos e foram vacinadas até agora. A médica alerta que outra preocupação são os idosos a partir de 60 anos. Cerca de 27.500 foram imunizados, ou seja, 77%, número abaixo da meta prevista. A infectologista destaca que pesquisas comprovam que a imunização anual é responsável pela queda de 40% no número de internações por pneumonia no Brasil nesta faixa etária decorrentes de simples gripes.

Segundo a Secretaria de Saúde, Unidades Básicas (UBS) e Unidades Regionais de Saúde (URS), além do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), estão disponibilizando a vacina e crianças entre seis meses e dois anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes, em qualquer fase da gravidez. A orientação da SES/MG é que não serão autorizadas doses para pessoas que não façam parte dos grupos prioritários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por