NECESSÁRIO

Campanha Abril Marrom conscientiza sobre a importância da prevenção na saúde ocular

Dandara Aveiro
Publicado em 30/04/2025 às 17:10
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A saúde ocular merece atenção constante, especialmente quando se trata da prevenção da cegueira. O cuidado com a visão deve ser uma prioridade desde a infância, mesmo quando não há sintomas aparentes, é o que recomenda o oftalmologista Djalma Abrão. Por isso, a campanha “Abril Marrom” serve para sensibilizar a população sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce de doenças e seguir o tratamento adequado para evitar perdas irreversíveis.

De acordo com o médico especialista, os cuidados devem começar já na maternidade, com a primeira avaliação feita antes da alta hospitalar. "Aos seis meses os exames devem ser repetidos, e depois disso, uma vez por ano, se tudo estiver bem. A razão para essa rotina precoce é que, muitas vezes, as crianças não sabem diferenciar o que é enxergar de forma normal. Elas podem achar que o pouco que conseguem ver está certo, e só percebem dificuldades quando começam a enfrentar problemas na escola", explica.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 19% da população do Brasil apresenta algum tipo de deficiência visual, sendo que mais de 6 milhões enfrentam problemas relacionados à cegueira. Para Djalma, as doenças mais graves, nesse sentido, são o glaucoma e a catarata.
O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e, por ser, na maioria dos casos, hereditário e assintomático, é sobretudo perigoso. “Ele restringe o campo de visão aos poucos, e quando o paciente percebe, a perda já está avançada”, alerta Djalma. Já a catarata, que ocorre com o envelhecimento do cristalino, tem solução. “A cirurgia hoje é moderna, rápida e segura. É possível devolver a visão ao paciente com excelentes resultados”, afirma o oftalmologista.
Outros problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo também merecem atenção. Entretanto, com os avanços na medicina, hoje há novas possibilidades, especialmente para doenças antes sem tratamento. “A medicina está sempre evoluindo e temos cada vez mais medicações, principalmente para questões que envolvem a retina. Inclusive, está começando a aparecer os imunobiológicos, que são drogas supermodernas que podem revolucionar o tratamento de algumas doenças que antes a gente não encontrava solução, entre elas a retinose pigmentar”.
Djalma ainda reforça algumas dicas simples de prevenção, como o uso de óculos escuros com proteção UV, principalmente para quem passa muito tempo exposto ao sol, prevenindo cataratas precoces. Além disso, deve-se evitar coçar os olhos e redobrar os cuidados com visões mais sensíveis à luz. “O mais importante é ir ao médico e realizar exames de rotina, porque o que antes parecia não ter solução, hoje pode já ter tratamento. E quem faz acompanhamento sempre está bem cuidado”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por