PROCEDIMENTOS

Caism de Uberaba oferece acompanhamento para laqueaduras e vasectomias; conheça

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 15/03/2023 às 15:26
Compartilhar
Caism, localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, 1160 (Foto/Arquivo JM)

Caism, localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, 1160 (Foto/Arquivo JM)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), oferece o trabalho de Planejamento Familiar para encaminhamento de cirurgias de vasectomia e laqueadura em Uberaba. Os interessados passam por uma reunião multidisciplinar e acompanhamento por 60 dias para receberem a autorização e a destinação para a cirurgia na rede pública.

Em entrevista ao JM Informa, nesta quarta-feira (15), a assistente social Ana Cláudia Bertagna explicou que o Planejamento Familiar é o primeiro passo para pessoas que desejam realizar as cirurgias de vasectomia e laqueadura. E, para isso, é necessário que o homem ou a mulher interessados participe de ao menos uma reunião intersetorial disponibilizada no Centro, realizada às terças-feiras, às 8h.

“Nessa reunião esclareceremos todas as dúvidas em relação aos procedimentos, como acontece, como pode dar início aos processo. É um grupo de esclarecimento de dúvidas. Após a reunião, orientamos as pessoas sobre a necessidade de iniciar o processo da cirurgia, feito no próprio Caism. Para isso são necessários documentos, como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e cartão do SUS. Com todos os documentos em dia, iniciamos o processo para autorização da cirurgia. A pessoa passa por uma entrevista comigo, pela assistente social, faz a entrega dos documentos e temos, nesse momento, um prazo legal de 60 dias entre manifestação do desejo e autorização da cirurgia”, esclarece a coordenadora.

Depois disso, toda a documentação e autorização são enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fará o direcionamento para os procedimentos na rede pública. Em 2022, o Caism auxiliou no processo de cerca de 86 procedimentos de laqueadura e vasectomia.

Pela nova lei federal, mulheres poderão realizar laqueadura e os homens vasectomia a partir dos 21 anos. Antes, esses procedimentos só podiam ser feitos depois dos 25 anos. Também não será mais necessário o consentimento do cônjuge para que a cirurgia seja realizada. Outra novidade para as mulheres, é fazer a laqueadura durante o parto, o que não era permitido na legislação anterior. 

Ana Cláudia também esclarece que, nas últimas dias, o fluxo de atendimentos está baixo. “O hospital libera vagas para cirurgia conforme a disponibilidade deles. Mas, ultimamente não temos tido essa demora, está sendo bem ágil”, finaliza.

Para evitar esterilização precoce, a lei manteve a exigência de que a solicitação da cirurgia seja feita por escrito. A pessoa interessada receberá orientações médicas sobre as vantagens, desvantagens, riscos e eficácia do procedimento. 

Para as reuniões do Programa de Planejamento Familiar, é necessário apresentar o cartão do SUS, cartão da Unidade de Saúde, cópias das Certidões de Nascimento dos filhos, comprovante de endereço e Título de Eleitor. Mais informações pelo telefone 3332-0559.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por