8º E 9º ANO

Bullying é tema de palestras para adolescentes na E.M. Joubert de Carvalho

Publicado em 10/07/2024 às 17:12
Compartilhar

A Escola Municipal Joubert de Carvalho recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Polo 1), da Secretaria de Desenvolvimento Social, para palestra sobre bullying aos jovens das turmas de oitavo e nono ano. 

De acordo com a gerente do Cras Polo I, Valdelaine Borges Ramos, a proposta é realizar e apoiar ações comunitárias territoriais por meio de palestras, campanhas, eventos e oficinas.

“O Cras atua junto à comunidade na construção de soluções e sugestões para o enfrentamento de problemas comuns, trabalhando com resgate à autoestima, fortalecimento das relações e viabilizando o aprendizado e reflexões referentes ao tema proposto”, ressaltou Valdelaine.

A palestra tratou de temas como o que é considerado bullying e quais ambientes ele pode ocorrer, focando também nos traumas de quem sofre o bullying, a importância de se denunciar o agressor, e as diferenças entre poder x dever. 

“Há necessidade de se abordar temas como o Bullying no ambiente escolar, pois é uma demanda crescente, uma vez que, principalmente na adolescência, os envolvidos tentam se autoafirmar por meio destes comportamentos, afim de serem aceitos em determinados grupos sociais ou em decorrência do que sofrem em casa, e isso gera danos psíquicos que podem ser observados na fase adulta. Há um limite entre a brincadeira e a prática de crime, e é essencial que os alunos compreendam os aspectos que envolvem este assunto", complementou a psicóloga Patrícia Furtado.

Em todos os Cras do município existem oficinas que funcionam, diária ou periodicamente, dentre elas há discussões com a comunidade de temas como prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes (Maio Laranja); violência doméstica e familiar contra a mulher (Agosto Lilás); conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio (Setembro Amarelo), saúde da mulher (Outubro Rosa),  saúde do homem (Novembro Azul), e outros temas levados à conscientização da comunidade, com palestra e oficinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por