FISCALIZAÇÃO

BR-050 terá radares que aferem a velocidade média a partir de segunda-feira

A rodovia é a primeira concessão federal a contar com sistema, que entra em operação em caráter experimental na região de Uberaba

Publicado em 11/10/2024 às 19:01
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O trecho que vai das proximidades do Alfredo Freire até perto da Havan passa a ser monitorado pela  velocidade média de 80km/h (Foto/Arquivo)

O trecho que vai das proximidades do Alfredo Freire até perto da Havan passa a ser monitorado pela velocidade média de 80km/h (Foto/Arquivo)

A partir de segunda-feira (14), a concessionária Eco050 irá iniciar, em caráter experimental, a operação de dois radares que medem a velocidade média dos veículos que trafegam pela BR-050. Os equipamentos foram instalados em um trecho de 11 quilômetros no município de Uberaba-MG e vão detectar, de forma automática, usuários que ultrapassarem os limites de velocidade naquele percurso.

Com o início da operacionalização, a BR-050 será a primeira rodovia federal concessionada a contar com esse sistema de monitoramento. Para divulgar a tecnologia aos usuários, a Eco050 e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão realizar uma ação educativa, na manhã de segunda-feira, no km 193 da rodovia, para abordar e orientar os motoristas flagrados em velocidade acima da permitida.

O monitoramento vai acontecer por meio de dois radares inteligentes instalados nos km 171 e 182, no sentido Uberaba a Delta. Os equipamentos estão integrados a um sistema que registra os horários das passagens dos veículos e, com base no tempo gasto entre um ponto e outro, calcula a velocidade média do deslocamento de forma automática.

“O limite de velocidade no trecho monitorado é de 80km/h. Respeitando esse limite, o usuário leva, no mínimo, oito minutos para percorrer os 11 quilômetros. Caso ele conclua o trajeto em um tempo menor do que esse, é porque, em algum momento, ultrapassou a velocidade permitida”, explica o gerente de Operações da Eco050, Bruno Araújo Silva.

Ele também destaca as vantagens apresentadas pelo novo modelo em relação ao método de fiscalização tradicional, que utiliza radares fixos.

“O monitoramento tradicional é baseado na infração flagrante, ou seja, naquela que é capturada apenas no momento em que o usuário passa pelo radar. Mesmo que o motorista tenha percorrido todo o trajeto em uma velocidade muito acima da permitida, ainda é possível que ele escape do flagra caso desacelere o veículo próximo ao aparelho. Com o sistema de velocidade média, isso não tem como acontecer. É como se aumentássemos a área fiscalizada, obrigando o usuário a respeitar o limite da rodovia durante todo o trajeto”, ressalta.

Ao garantir maior respeito às leis de trânsito, a monitoração por velocidade média também aumenta a segurança dos usuários na rodovia. Países que já utilizam o sistema, como a Itália, por exemplo, registraram redução de até 50% na quantidade de mortes por acidentes viários nos primeiros 12 meses após a implementação.

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