ACESSIBILIDADE

Bolsa de estudo favorece acesso à universidade

Tito Teixeira
Publicado em 02/03/2023 às 16:50Atualizado em 02/03/2023 às 16:53
Compartilhar
 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

No ensino superior, o reitor da Universidade de Uberaba (Uniube), Marcelo Palmério, destaca a importância de aproximar o ensino superior da comunidade para favorecer e intensificar a qualificação dos cidadãos. Entre as ações que a Uniube desenvolve para a inclusão de alunos de baixa renda, foi desenvolvida a parceria com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti) para a oferta de bolsas integrais de estudo para jovens do Ensino Técnico Intensivo. De acordo com Marcelo Palmério, a Uniube realiza um estudo para a disponibilização de bolsas de estudo, que permitam o acesso ao ensino superior naquele instituição. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) disponibiliza o Programa de Extensão “Promoção e Efetivação da Acessibilidade e Inclusão (Propeaci), com recursos acessíveis para pessoas com deficiência/necessidade educacional específica, a fim de efetivar seus direitos na permanência e conclusão de curso, oferecendo adaptação de textos para Braille e material acessível; tradução e interpretação de Libras/Português; desenvolvimento e participação de projetos de sensibilização; acolhimento e acompanhamento das demandas de acessibilidade.

O setor, por meio do Programa de Promoção e Efetivação da Acessibilidade e Inclusão (Propeaci), desenvolve projetos a fim de divulgar e promover acessibilidade e inclusão na UFTM, como: Acolhimento; Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras); Setembro Azul; Tutoria Inclusiva e Vivências Outros Olhos.

No Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) é desenvolvido o Programa de Ações Afirmativas visa a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e de necessidades específicas, e a defesa dos direitos humanos nas instituições para todos os seus membros.

No IFTM, o programa acontece de diversas formas, divididas em 2 modalidades: estratégias que auxiliam no acesso à Educação Profissional e Tecnológica e estratégias que contribuem para a permanência nos estudos e no ambiente de trabalho.

Em relação ao acesso para discentes, a instituição lança mão do Programa de Inclusão Social, que se refere à pontuação adicional acrescida à avaliação do processo seletivo até o limite de 30% (trinta por cento), conforme disposto em edital, a candidatos oriundos de escola rural e a candidatos residentes na região de abrangência do IFTM, até o raio de 100 km do campus ou limítrofe do Município.

O Programa de Isenção de Taxa de Inscrição também é uma das estratégias de acesso ao ensino no IFTM, concedendo isenção da referida taxa do processo seletivo para candidatos de baixa renda e professores da rede pública que cumprirem os requisitos de escolaridade e renda previstos em edital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por