SEGURANÇA ALIMENTAR

Banco de Alimentos distribuiu 127 toneladas de produtos em 2023

Rafaella Massa
Publicado em 14/01/2024 às 18:02
Compartilhar
Banco de Alimentos de Uberaba (Foto/Divulgação PMU)

Banco de Alimentos de Uberaba (Foto/Divulgação PMU)

O Banco de Alimentos de Uberaba distribuiu 127 toneladas de alimento no ano de 2023. A informação é da secretária de Desenvolvimento Social, Érika Martins, em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM. O estabelecimento é um braço do programa Tá na Mesa, junto com o Restaurante Popular, que tem o objetivo de garantir segurança alimentar e de educação nutricional da população.  

A titular da pasta aponta que há um aumento de 34% em relação a 2022. Somente no primeiro semestre do ano passado, o estabelecimento distribuiu 45 toneladas de hortifrútis e alimentos não perecíveis. O quantitativo é 15% maior em relação ao mesmo período de 2022, quando foram entregues 39 toneladas. 

Segundo Érika, os alimentos doados pelo banco são cedidos pela sociedade. “O pessoal pode levar doações, assim como nós buscamos. Temos parceria com diversos produtores rurais de Uberaba e nos municípios vizinhos, onde nossa equipe faz a busca desses alimentos e alimentos de qualidade não é o que está estragado não. Tem alguns agricultores que têm essa parceria com o Banco de Alimentos, muitas escolas também têm feito ações de arrecadação e direcionado a essas doações para o banco de alimentos. Empresas parceiras também, que às vezes fazem alguma festa, alguma confraternização dos funcionários e direcionam doações, como entrada solidária”, explica a secretária. 

Todo o alimento arrecadado é entregue as mais de 70 instituições do terceiro setor beneficiadas pela unidade e também as famílias referenciadas nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Uberaba. Os centros também oferecem aulas de reaproveitamento.

“O Tá na Mesa entra na segurança alimentar que tem sido feito um trabalho muito grande junto com as famílias atendidas nos CRAS, tanto levando a alimentação saudável, como o reaproveitamento de alimentos. Uma nutricionista vai mensalmente. Nesses dias, eles fazem as receitas lá dentro dos CRAS junto com a nutricionista. Nisto, aprendem como reaproveitar todo tipo de alimento. Isso vem sendo muito produtivo as famílias vão e querem cada vez mais participar desse programa”, finaliza Martins. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por