SECA

Baixa recomposição do lençol freático pode prejudicar vazão do Rio Uberaba

Juliana Corrêa
Publicado em 09/06/2024 às 18:30
Compartilhar

Uberaba está passando pela época de seca, sem receber chuvas há semanas. E este período pode trazer transtornos, inclusive, para a vazão do Rio Uberaba, devido à baixa recomposição do lençol subterrâneo. 

O geólogo José Claudio Campos esteve no programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, e contou que, neste período de estiagem, o rio Uberaba continua fluindo. Contudo, quem mantém a vazão do rio não é mais as chuvas, e sim a água subterrânea, que é a água das precipitações que infiltrou no solo durante a época chuvosa. 

Contudo, Campos explica que, a partir do momento em que ocorre a criação de loteamentos e expansão urbana, dá-se a impermeabilização o solo. Com isso, a capacidade de infiltração da água fica reduzida e, consequentemente, a vazão do Rio Uberaba, durante a estiagem. 

De acordo com o geólogo, uma possível solução para a questão seria evitar que o crescimento da cidade se dê em direção à área de proteção ambiental. Nestas regiões, não seria proibir a habitação, mas pensar em moradias que permitam uma maior infiltração da água da chuva no solo, como por exemplo, chácaras. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por