Uberaba arrecadou no primeiro quadrimestre deste ano 9,1% a mais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias
Uberaba arrecadou no primeiro quadrimestre deste ano 9,1% a mais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em comparação a 2010. Até abril de 2011 foram R$151,3 milhões em arrecadações, enquanto no mesmo período do ano passado o valor foi de R$138, 686 milhões.
Segundo Carlos Renato Machado, coordenador regional da Secretaria da Fazenda em Uberaba, o setor da economia que mais arrecada na cidade é o de combustível, responsável por 47% do montante. Ele explica que isso se deve à base distribuidora aqui instalada. Em seguida vêm as indústrias, com 19,09%; bebidas, 9,94%; construção, 9,18%, e carejistas, 5,03%.
Para o coordenador, a perspectiva geral em relação ao desempenho do ICMS para os próximos anos é positiva. “Espera-se que com o retorno dos investimentos, após a crise financeira de 2009, o crescimento econômico assegure um aumento da base de recolhimento no Estado de Minas Gerais.” No entanto, ele diz que. mesmo com o aumento apresentado, dificilmente se reproduzirá o desempenho de 2010, quando houve um acréscimo de 15% em relação ao exercício anterior. “2009 foi um ano de estagnação, em que a receita não cresceu em relação a 2008. Então, 2010 recuperou parte dessa perda, o que a gente não acredita se repetir em 2011.”
Ainda de acordo com Renato, a Receita tem metas a cumprir no sentido de arrecadar pelo menos um valor correspondente à atualização do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país. “Neste contexto, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais tem a Missão Institucional de prover e gerir os recursos financeiros do Estado, formulando e implementando políticas que garantam a justiça fiscal, o equilíbrio das contas públicas e o desenvolvimento de ações de governo, em benefício da sociedade mineira”, afirma.