A terceira edição do projeto Arquivo História homenageia o médium Chico Xavier e resgata a trajetória do espiritismo em Uberaba, no mês em que se comemora o aniversário de nascimento do líder espiritual, ocorrido em 2 de abril de 1910.
O conteúdo destaca relatos históricos de que, há 135 anos, livros de Allan Kardec já circulavam de forma clandestina na cidade. O projeto relembra ainda que Chico Xavier psicografou mais de 10 mil cartas e, desde jovem, relatava visões e conversas com espíritos.
A iniciativa integra as comemorações pelos 40 anos do Arquivo Público de Uberaba (APU), celebrados em novembro, e tem o objetivo de aproximar a população da história local. “A proposta é tornar o acesso à história de Uberaba cada vez mais democrático e envolvente”, destacou o superintendente do APU, José Resende Filho.
Os episódios são divulgados em formato de podcast e reels, disponíveis no aplicativo do APU, nas redes sociais da Prefeitura (@prefuberaba e @arquivopublicodeuberaba), no portal oficial e em rádios da cidade. O pesquisador Miguel Jacob Neto assina o conteúdo e também narra os episódios.