Aposentada que aguardava na UPA São Benedito leito para internação foi transferida para o Hospital de Clínicas da UFTM
Aposentada que aguardava na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) São Benedito leito para internação em um dos dois hospitais de referência da cidade foi transferida para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Informações desencontradas revelam falta de organização no processo de regulação de leitos do SUS na cidade.
Na manhã de ontem, foi liberado leito no HC e a senhora Maria Aparecida Cardoso Rocha, 69 anos, foi transferida às 11h. Desde terça-feira, a paciente estava internada na UPA São Benedito, sob acompanhamento médico enquanto aguardava liberação de leito.
De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde, a aposentada apresentava quadro de dor abdominal e vômitos. Portadora de doença de Chagas na forma intestinal, a aposentada passou por avaliação médica e no mesmo dia foi iniciada a busca por leitos no Hospital Universitário e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Porém, enquanto assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas afirmou que a paciente estava na lista de espera do Sistema Único de Saúde – SUS Fácil –, diretora de Serviços de Saúde (DSS) da Universidade de Uberaba, Denise Monteiro, revelou que até a manhã de quinta-feira o Hospital Universitário não havia sido referenciado para receber a idosa doente. "Na manhã de ontem ainda não tinha nenhum registro de solicitação da vaga", afirma.
Monteiro esclarece que o HU é referência para casos de média complexidade e, no caso de necessidade de leitos, o setor de regulação do SUS Fácil informa através do sistema o caso clínico da paciente e dependendo do quadro, se o hospital tiver condições de atender o paciente, ele é transferido para o HU, finaliza.
Em novo contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, foi informado que o Hospital Universitário, assim como o Hospital de Clínicas, foi referenciado no caso da senhora Maria Aparecida Cardoso.