REGIÃO SUDOESTE

Após três anos, subestação do Parque das Laranjeiras entra em operação

Obra teve início em 2021 e a subestação foi energizada recentemente; rede está em fase de implantação, com objetivo de dar estabilidade ao fornecimento de energia na região sudoeste

Rafaella Massa
Publicado em 05/11/2024 às 14:13Atualizado em 05/11/2024 às 19:00
Compartilhar
Subestação do bairro Laranjeiras vai atender toda a região sudoeste, incluindo áreas rurais do município (Foto/Reprodução)

Subestação do bairro Laranjeiras vai atender toda a região sudoeste, incluindo áreas rurais do município (Foto/Reprodução)

A subestação do bairro Parque das Laranjeiras, em Uberaba, já está em funcionamento. A obra, iniciada no final de 2021, tem como objetivo melhorar a distribuição de energia na região sudoeste da cidade, incluindo parte da zona rural. Segundo o vice-presidente executivo, Marcos Montes, o equipamento deverá atender cerca de 70 mil residências.

Conforme divulgado anteriormente pela Cemig, a nova subestação Uberaba 7 contará com 14 saídas de alimentadores de média tensão, ou seja, os circuitos que levam a energia até as ruas e atendem à população. A instalação também inclui uma estrutura modular híbrida, com duas entradas de linha de distribuição em 138kV e 50MVA (mega-volt-ampere) de capacidade de fornecimento, suficiente para atender cerca de 50 mil residências.

Apesar da boa notícia, Marcos Montes ressalta que ainda há trabalho a ser feito. Segundo ele, é necessário distribuir a energia com maior intensidade para garantir o abastecimento nessas regiões.

“As subestações são exatamente para distribuir essa energia. Ela passa por determinado ponto e vai distribuindo energia mais forte, mais consistente. Do jeito que estava, sem a subestação, a energia perdia potência até chegar na casa das pessoas, porque vinha de um lugar distante. Com as subestações, a energia vem de um ponto mais próximo, chegando com mais potência nos locais”, explica.

Além da subestação no Parque das Laranjeiras, a cidade deve receber novo equipamento sem ponto fixo. “A outra é uma espécie de subestação para energizar as demais. Então, ela não tem local específico onde se possa dizer ‘está em tal lugar’. Mas vai auxiliar as outras. São R$41 milhões investidos nas duas subestações no Laranjeiras e mais cerca de R$12 milhões nesta última”, revela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por