No local, o cuidador foi informado que a receita para a retirada do medicamento não poderia ser entregue a ele (Foto/Ilustrativa/Reprodução)
Cuidador de uma idosa acionou a reportagem do Jornal da Manhã após encontrar dificuldade em retirar medicamentos de uso controlado utilizados por ela. Segundo o homem relatou, a idosa passa por acompanhamento médico na Unidade Básica de Saúde José Inácio de Oliveira, no bairro Santa Maria, em Uberaba. Contudo, ao comparecer ao local nesta segunda-feira, o cuidador foi informado que a receita para a retirada do medicamento não poderia ser entregue a ele. Após acionamento do JM, ele recebeu o contato de representantes da UBS informando que a receita estava pronta para retirada.
“Eu preciso pegar a receita de Clozapina, de 25mg, porque ela precisa tomar dois medicamentos por dia e não tem como comprar sem receita na farmácia”, afirma. “Existe medicamento no local, mas informaram que o médico dela está de atestado médico e voltará a partir de janeiro. Os médicos que estão atendendo na UBS não podem emitir receita ou não têm tempo. Isso não tem fundamento, porque a paciente precisa e não pode ficar sem o medicamento. Ela só tem remédio para segunda e terça-feira. Estamos preocupados, pois sem ele, ela tem dificuldade para dormir e anda a noite inteira pela casa”, explica o cuidador.
A idosa tem 93 anos e reside com a família de seu cuidador, com quem possui parentesco. Ela é viúva e não tem condições de morar sozinha, pois, além de ter pressão arterial alta, também sofre de mal de Alzheimer, o que causa desorientação e perda progressiva da capacidade de realizar tarefas diárias ou cuidar de si própria. “Sempre busco o medicamento, mas a cada três meses, sempre a trago para realizar o acompanhamento médico”, afirma.
A Secretaria Municipal Saúde foi acionada pela reportagem do Jornal da Manhã. Contudo, antes que o posicionamento oficial fosse enviado, o cuidador entrou novamente em contato para comunicar ter sido contactado por representantes da unidade básica para informar que a receita estava pronta. “Nem acredito! Agora, à tarde vou voltar lá para buscar a receita do medicamento e passar na farmácia”, comemora.