SAÚDE PÚBLICA

Alunos da Uniube percorrem unidades de saúde em projeto de prevenção às doenças renais

Iniciativa do Mário Palmério Hospital Universitário e da Prefeitura de Uberaba, a ação acontece em razão do Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (9)

Daniela Miranda
Publicado em 08/03/2023 às 11:08
Compartilhar
Alunos na ação de orientação às doenças renais (Foto/Divulgação)

Alunos na ação de orientação às doenças renais (Foto/Divulgação)

Nesta quarta-feira (8), acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) conscientizam os cidadãos na UBS Juca Inácio sobre a doença renal crônica. A visita faz parte de um projeto em lembrança do Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (9), em parceria do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e a Prefeitura de Uberaba. O cronograma de atividades segue até a próxima sexta-feira, visitando a UBS Jacob José Pinto e o Centro Municipal de Hipertensão e Diabetes (Cemdhi).

Panfleto da ação do Dia Mundial do Rim (Foto/Divulgação)

Panfleto da ação do Dia Mundial do Rim (Foto/Divulgação)

Os estudantes já estiveram na UBS Romes Cecílio e UBS Dona Aparecida nesta semana de orientações. A Campanha do Dia Mundial do Rim acontece há 17 anos e nesta edição o tema é “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos”. “Além da entrega de material explicativo, a ação consiste em abordar as pessoas que estão esperando atendimento para falar sobre a doença renal crônica, conscientizando e levando informação para aqueles com menos acessibilidade”, comenta o acadêmico João Ricardo Misson, integrante da Liga Acadêmica de Nefrologia, Urologia e Transplante da Universidade de Uberaba (Lanut).

Alunos na ação de orientação às doenças renais (Foto/Divulgação)

Alunos na ação de orientação às doenças renais (Foto/Divulgação)

Como parte da ação, foram disponibilizadas as solicitações de exames de sangue e urina para as pessoas com indícios de doença renal crônica. “Nas unidades, ofertamos os exames para os pacientes acima de 60 anos e acima de 40 anos com diagnóstico de hipertensão e/ou diabetes. Esse exame será marcado para coleta posteriormente no Milton Toubes, durante vários dias”, explica João.

Emitidos os resultados, os pacientes que apresentarem alteração renal serão listados e atendidos de forma gratuita pelo Dr. Fabiano Bichuette, no Mário Palmério Hospital Universitário. “Cerca de 10% da população tem doença renal crônica. Estima-se que, em Uberaba, haja aproximadamente 35 mil pessoas com Doenças Renais Crônicas (DRC). O grande problema é que a maioria ainda não sabe o diagnóstico. Apenas 10% dos pacientes com DRC no estágio 3 sabem que são portadores dessa condição. Se o diagnóstico for precoce, medidas são iniciadas retardando a progressão da doença, impedindo a necessidade de diálise”, esclarece o professor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por