Demanda por este tipo de crime é bastante alta em Uberaba (Foto/Reprodução)
A atuação da Guarda Civil Municipal em Uberaba se dá não apenas no combate ao crime contra pessoas e patrimônio, mas também aos animais. E a demanda por este tipo de crime é bastante alta, com a Guarda recebendo denúncias quase diariamente.
Marcelo Santos, comandante da Guarda Civil Municipal, em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, afirmou que os delitos contra animais são crescentes em Uberaba. No entanto, a Guarda conta com o apoio de diversas outras instituições na proteção aos animais.
Segundo o comandante, as protetoras de animais atuam em conjunto com a Guarda Civil, acionando a instituição para denunciar quando têm conhecimento de algum caso de maus-tratos, e a Guarda também solicita o apoio das protetoras. Ele afirma que as protetoras representam uma parcela significativa das pessoas que denunciam.
A Guarda Civil Municipal também conta com o apoio da Superintendência de Bem-Estar Animal, ONGs e o Hospital Veterinário da Uniube. “A gente não pode chegar lá e atestar que o animal está sendo maltratado, então a gente precisa de um veterinário para estar acompanhando, alguém de uma ONG, que vai levar ele para algum lugar”, explica, enfatizando a importância do trabalho em conjunto com outros setores da sociedade.