VALORES

Alimentos ficam mais caros em Uberaba devido às mudanças climáticas

Diovana Miziara
Publicado em 01/12/2023 às 11:13
Compartilhar

Mudanças climáticas e festas de fim de ano devem aumentar preços de alimentos hortifruti em Uberaba. A avaliação é do presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros e da Agroindústria Familiar do Vale do Rio Grande - Horvagra, Sérgio Antônio Nepomuceno. Ao Jornal da Manhã, ele explica que o calorão intenso e a chuva prejudicam algumas culturas.

“Produtos com maior dificuldade de cultivo nessa época do ano, como folhosas, terão aumento de preço devido a pouca oferta. E também teremos algumas dificuldades devido à intensa exposição solar e com muito calor. Exemplo de algumas culturas que foram prejudicadas são abacaxi e tomate”, explica Sérgio. 

De acordo com o presidente, se as chuvas se intensificarem na região, devem atrasar a colheita e faltar produtos. Isso deverá acarretar aumento no valor repassado ao consumidor entre 35% e 50%, devido à baixa oferta. Entre os produtos que correm esse risco estão a batata inglesa e a cebola de cabeça, que já estão com mais de 30 dias com baixa oferta. 

Para este período natalino, o presidente acredita que o reajuste das frutas não seja tão alto. “Esperamos que não sofra muito reajuste, devido ao aumento do custo de fretes”, frisa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por