O kit irrigação vem como um incentivo à horticultura, com os equipamentos são cedidos gratuitamente pela Seapa. (Foto/Divulgação)
Dentro da proposta de levantamento de demandas para o kit irrigação, equipe da Secretaria do Agronegócio (Sagri) esteve nesta quarta-feira (11), na comunidade rural de Santa Fé, distante 26 quilômetros do perímetro urbano de Uberaba.
Confira ainda: Orquestra Municipal de Uberaba se apresenta em dois concertos nesta semana
A maior agrovila do município, cortada pela ligação 798, sentido Nova Ponte, é composta pelos loteamentos Santa Fé 1, 2 e 3, totalizando 650 lotes e uma população estimada de 600 moradores.
A reunião para tratar do kit irrigação foi na sede da Associação de Moradores, que fica ao lado do Cemei professora Zita Terezinha Capuço.
Como explicou o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, a proposta é de tornar a agrovila ainda mais forte na produção de hortifrutigranjeiros. “Hoje temos dezenas de chácaras produzindo, mas esse número tem tudo para aumentar. O kit irrigação vem como um incentivo à horticultura, afinal, os equipamentos são cedidos gratuitamente pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)”, frisou ele.
Para tanto, os agricultares familiares precisam dispor do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Quem não tem, deve procurar a Emater de Uberaba e providenciar o referido documento. Em Santa Fé, cerca de 30 famílias se mostraram interessadas em receber o kit irrigação.
Segundo Agnaldo, a agrovila, que produz significativa quantidade de folhosas, com este novo incentivo, poderá ingressar também no cultivo de maracujá, pitaia e mamão formosa, além de tubérculos. O secretário colocou também à disposição da comunidade o serviço de trator para preparo de solo.