A Secretaria do Agronegócio (Sagri) tem utilizado drones para mapear estradas, monitorar culturas e realizar serviços de manutenção em áreas rurais. Segundo o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, Luis Felipe Leite Sabino Oliveira, a ferramenta tem sido eficaz para detectar os principais pontos críticos das estradas que exigem reparos urgentes.
A Sagri dispõe de dois drones modelo Phantom 4, pilotados por técnicos treinados e certificados para esse tipo de voo. Entre os serviços mais comuns realizados com o uso dos drones, está o processamento de imagens de pastagens para a implantação do projeto Pastejo Rotacionado.
O drone possibilita a medição da área, a distribuição dos piquetes e serve como modelo para orientar produtores em como montar o pastejo rotacionado corretamente. Além disso, as imagens também são usadas para avaliar o estágio das plantas e verificar a existência de pragas.
O aparelho também tem sido usado na manutenção de estradas rurais, detectando os pontos críticos de uma vicinal e mensurando a quantidade de material necessário para sanar o problema. As imagens também permitem que a Sagri defina prioridades.
A Secretaria do Agronegócio ainda oferece auxílio para outras pastas da Prefeitura Municipal de Uberaba interessadas em utilizar drones para esse tipo de serviço.