PODE ISSO, ARNALDO?

Adubo e falta de chuva prejudicam gramado do Uberabão

Publicado em 21/11/2023 às 10:45
Compartilhar
Más condições do gramado no estádio Uberabão, em Uberaba (Foto/Reprodução Redes Sociais)

Más condições do gramado no estádio Uberabão, em Uberaba (Foto/Reprodução Redes Sociais)

Circulou nas redes sociais no fim de semana foto mostrando más condições do gramado do Estádio Engenheiro João Guido, o Uberabão, durante partida do Campeonato Juvenil. Lá, acontecia partida entre Fabrício e Vila Esperança. Pelas imagens, é possível ver que grama mesmo quase não tinha. O espaço é mantido pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e, segundo o presidente Luiz Medina, houve um duplo problema: manejo errado de adubo e bomba de irrigação queimada.

Ao Pingo do J, da Rádio JM, Luiz Medina confirmou ter havido um problema no gramado do Uberabão, relativo à aplicação de adubo, uma vez que era esperada chuva para Uberaba. Contudo, a chuva não aconteceu e a irrigação artificial do gramado precisou ser intensificada, uma vez que o adubo já havia sido jogado no local. O trabalho extra do sistema de irrigação no Uberabão fez com que a bomba queimasse e a grama ficou sem água.

Ainda de acordo com Medina, as equipes atuam no Uberabão e o gramado já deu uma melhorada. "Hoje estamos trocando a bomba e vai recuperar rapidinho", conta o presidente. Luiz Medina ainda afirma que a bomba recebe manutenção periódica e que funcionava perfeitamente antes da aplicação do adubo. Contudo, o trabalho excessivo a sobrecarregou. Atualmente, o Uberabão recebe irrigação 4 vezes ao dia, durante 8 minutos em cada setor do campo, usando reservatório de 15 mil litros de água. 

Interdição para jogos

"O estádio Uberabão precisa ser interditado e só ser liberado quando tiver condições de jogo", opinou o vereador Ismar Marão, também ao Pingo do J. O parlamentar tem estreita relação com o esporte em Uberaba. Para ele, a grama do estádio Uberabão já não é adequada à prática do futebol há um tempo. "Precisa ser trocado esse gramado. Quando se vê aquela imagem, realmente é assustadora. Não é a primeira vez, algumas semanas atrás aconteceu a mesma coisa", declarou.

Nesse sentido, Luiz Medina não descarta a interdição. "Interditar pode ser. Usa muito pintar a grama de verde para dar uma aparência bacana, mas não é o caso. O gramado está certo, está nivelado, é só a grama que está queimada, então tem como jogar sim", declara.

Sobre a troca do gramado, Medina afirma que se trata de uma obra de cerca de R$ 400 a R$ 500 mil. "Esse gramado é indicado trocar de dois em dois anos. Todos os gramados de grama esmeralda que têm um tratamento específico são trocados de dois em dois anos. Esse já tem 15 que foi feito! Além disso, ele tem um tratamento especial porque ele é em cima de areia, a base dele", explica, acrescentando que a areia "alimenta pouco a grama", e, por isso, requer um manejo diferenciado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por