EM 2,34%

2º Índice de Infestação cai em Uberaba, mas continua acima do preconizado

Rafaella Massa
Publicado em 22/05/2024 às 08:52Atualizado em 22/05/2024 às 11:49
Compartilhar

O 2º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 aponta para 2,36% de incidência do mosquito em Uberaba. O levantamento refere-se ao mês de maio. Apesar da queda drástica em comparação com o primeiro levantamento do ano, a porcentagem ainda está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o resultado aponta para queda de 4,34% na classificação de risco de possível epidemia de dengue, se comparado com o levantamento do início do ano. Entretanto, continua acima do 1% recomendado pelo MS. Conforme estipula o Ministério da Saúde, os níveis são avaliados seguindo os critérios: de 0 a 0,9%, o município está em Baixo Risco para uma provável epidemia de dengue; de 1,0 a 3,9% em Médio Risco (Alerta); e acima de 4,0% em Alto Risco. 

O segundo levantamento do ano não registrava um índice tão baixo desde 2014. No mesmo período, referente a 2023, o levantamento indicou 2,60% de infestação predial na cidade. Já comparando os dados do 1º semestre, o percentual verificado este ano é o menor desde 2016.   

A Seção de Controle de Endemias trabalha agora nas ações que deverão ser reforçadas para o controle vetorial do Aedes aegypti em Uberaba, principalmente nas regiões de maior risco. A Diretoria de Vigilância em Saúde afirma que o trabalho das equipes é contínuo no combate às arboviroses.

“Atuamos de forma permanente para evitar a proliferação do Aedes aegypti, com mutirões de controle realizados constantemente nos bairros com maiores índices. Já reforçamos nossa equipe de agentes de combate a endemias para intensificar as ações focais e estamos sempre atuando com campanhas de conscientização”, destacou o diretor Matheus Assumpção. 

A maior incidência de focos segue sendo nos depósitos móveis, como vaso de planta, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, fontes ornamentais, objetos religiosos/rituais; em depósitos fixos como calha, laje, ralos, sanitários em desuso, tanque de depósitos de obras dentre outros; e ainda os focos são encontrados em poças de água em muitos lixos como sacolas plásticas, garrafas vazias, casca de ovo, caixa de leite, ferro-velho, recicladoras e entulhos. Importante ainda ficar de olho em caixa d’água, tanque de água, tambor, tonel, tanque, poço, cisterna, pneus, e em depósitos naturais como buracos em árvores, bromélias, casca de coqueiro seca, carapaças e restos de animais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por