A vida é cíclica. Todos nós cumprimos nosso trajeto existencial
A vida é cíclica. Todos nós cumprimos nosso trajeto existencial em determinado tempo e espaço (ou em vários espaços).
Na Igreja de Uberaba, acompanhamos, Murilo e eu, parte da trajetória de Dom Alexandre Gonçalves Amaral. Posteriormente, acompanhamos a brilhante e humanista caminhada de Dom Benedito de Ulhoa Vieira, aqui chegado em 1978, ainda atuante como Arcebispo Emérito. Hoje, após 16 anos à frente de nossa Arquidiocese, Dom Aloísio Roque Oppermann cumpre mais um ciclo em sua vida eclesial, mas ativo como Administrador Apostólico. Ciclos assim não se fecham, mas abrem-se para novas possibilidades, florescendo no trabalho fecundo em prol do povo de Deus.
Dom Roque, partindo de São Vendelino, no Sul, antes de chegar a Uberaba, como Arcebispo, passou por várias plagas brasileiras, tendo sido nomeado primeiro bispo da diocese de Ituiutaba em 1983, elevado a arcebispo de Uberaba em 1996, onde permanece até hoje. Seu profícuo pastorei das ovelhas do Senhor frutificaram contínuas ações benfazejas.
Oitenta e seis padres foram ordenados pelas mãos de Dom Roque, dos quais cinquenta e dois na Arquidiocese de Uberaba, além da ordenação episcopal de Dom Antônio Braz Benevente.
Dom Aloísio possui vários livros publicados, sendo ainda articulista semanal na imprensa de Uberaba. Além das inúmeras atividades de seu episcopado, pode-se considerar como admirável a criação dos grupos de reflexão nas paróquias, iniciativa que, descentralizando as reuniões unicamente nas igrejas ou nos salões paroquiais, organiza-as a cada semana na casa de uma determinada família, em setores preestabelecidos, promovendo, assim, a integração entre os paroquianos.
É membro do Conselho Permanente da CNBB, coordenando, por doze anos, os trabalhos da Pastoral Litúrgia em Minas Gerais e no Espírito Santo e ainda membro da Coordenação Nacional de Liturgia.
Parabéns, Dom Aloísio, pela fidelidade ao seu Cristo e ao seu ministéri “Cristo é o Senhor”. Sua caminhada, fortalecida sempre na fé, caracteriza-se por profícuo trabalho em favor da Igreja, que o senhor ama e defende sempre, a despeito das dificuldades por vezes encontradas.
Permanecendo entre nós, para alegria de todos que o admiram, temos certeza de que o Espírito Santo lhe continuará soprando aos ouvidos e ao coração tudo aquilo que, como faz nosso Dom Benedito, será a continuidade de um ciclo que, ao contrário de se fechar, continuará aberto nas atividades em favor do povo de Deus, florescendo cada vez mais.
(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. [email protected]