O Chá da Vovó, no amplo salão do Asilo Santo Antônio, é tradição anual em Uberaba
O Chá da Vovó, no amplo salão do Asilo Santo Antônio, é tradição anual em Uberaba.
Quem nos conta sobre sua origem é a dinâmica Josefina Mauad, em nome do Grupo São Gerald
“Um grupo de casais se reuniu em 1976, após um Cursilho de Cristandade e fomos convidados para formar um grupo de oração.
Éramos dez casais.Tínhamos, como diretor espiritual, o Monsenhor Genésio Borges.
Por haver três Geraldos em nosso meio, o grupo passou a chamar-se Grupo São Geraldo.
Em 1987, tendo a Maria Ivette Bichuetti como coordenadora do Grupo, assumimos a diretoria do Asilo Santo Antônio.
Como presidente, Hilda Barsam Bichuetti fez um trabalho de revitalização total do Asilo.
Para fazer face às necessidades da instituição, iniciamos um trabalho social beneficente e criamos o hoje tradicional Chá da Vovó.
Atualmente, nove pessoas fazem parte do grup Josefina Mauad, Jandira Moisés Abdalla, Lourdinha Hueb, Zélia Carminatti, Amanda Dieguez Abud, Lélia e Flávio Tibery, Elda Esteves e Américo Manzan.
O Asilo tem como diretora Edna Idaló e como secretária Maria Emília Rodrigues da Cunha.”
Ano passado, tive oportunidade de conhecer e participar do Chá da Vovó: impressionante observar o desprendimento, a capacidade de trabalho e o espírito de fraternidade que une o grupo e dele emana como verdadeiro testemunho cristão em favor daqueles que estão alojados no Asilo Santo Antônio.
Todos que participamos do evento pudemos perceber que tudo o que nos era apresentado e oferecido constituía resultado de trabalho árduo e desinteressado do grupo por meses a fio.
A culminância, o Chá da Vovó, que também acontecerá este ano, dia 26, às 16h30, no salão do Asil um encantador encontro de participantes, interessados, não apenas em ajudar, mas também em usufruir de momentos muito agradáveis, regados a chá, café, chocolate quente, quitandas feitas no capricho, tudo servido à vontade em imensa e bem ornamentada mesa, todo o salão com enfeites organizados pelo próprio Grupo.
E é esse mesmo grupo que está confeccionando um mimo – várias vovozinhas assentadas em cestinhas de utilidades, para serem comercializadas no evento. Tudo isso ao som da bonita voz de Niltinho.
Se vocês, caros leitores, querem auxiliar o Asilo Santo Antônio nessa fraterna iniciativa do Grupo São Geraldo, e ainda participar de momentos muito agradáveis, regados a deliciosas e fartas iguarias, façam contato com o Asilo Santo Antônio (3332 1747), reservando os convites.
Com certeza, o bem que fizerem será recompensado.
(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro