ARTICULISTAS

Campanha da Fraternidade – 2014

O tema da Campanha da Fraternidade de 2014 é: Fraternidade e Tráfico Humano

Terezinha Hueb de Menezes
Publicado em 09/03/2014 às 13:18Atualizado em 19/12/2022 às 08:42
Compartilhar

O tema da Campanha da Fraternidade de 2014 é: Fraternidade e Tráfico Humano. O lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou.”(Gl 5,1)

Objetivo geral da Campanha: “Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”.

A expressão que se cala no interior de nossos corações: dignidade e liberdade humana.

São inumeráveis as modalidades de tráfico humano, como são inumeráveis suas causas.

Se observarmos o nosso país, em sua imensa dimensão territorial, vamos delinear, com clareza, as regiões que usufruem de estrutura aceitável em relação aos bens socioculturais e outras em que a abominação da miséria cria estruturas que se abrem, com facilidade, a qualquer tipo de tráfico humano.

Analisemos alguns locais das regiões norte/nordeste: famílias empencadas de filhos, falta de trabalho, ou presença de trabalho escravo, o que facilita que bebês sejam vendidos ou roubados, rumo ao exterior; meninas que têm a virgindade negociada pelo pai ou pela mãe, ou que se oferecem em troca de qualquer quantia ou objeto; moças e rapazes que, no embalo da música enganosa da sereia, aceitam convites com a promessa de trabalhos rentáveis no exterior quando, na realidade, são entregues à exploração sexual, com dívidas jamais possíveis de serem pagas; crianças e jovens que desaparecem, sem deixar pistas pelos marginais que os aliciam e os levam para lugares jamais descobertos.

Em meio a tudo isso, o tráfico de drogas que facilita as ações de pessoas inescrupulosas.

No cerne de soluções para tão grave o doloroso problema, situa-se a necessidade de políticas públicas sérias e preocupadas realmente com as populações mais necessitadas. Que haja empenho real na Educaçã quanto mais esclarecidas as pessoas, mais protegidas ficam em relação à exploração humana, pelo fato de terem mais possibilidade de conseguir emprego digno.

Infelizmente, a corrupção política é a grande vilã na perpetuação das desigualdades sociais – chaga incurável em nosso país.

E, pior que tudo, é a falta de Deus nos corações humanos: por isso, tão bem-vinda a abordagem desse tema pela CNBB, na Campanha da Fraternidade de 2014.

Que as reflexões em torno do tema e do lema consigam sensibilizar as sociedades, esclarecendo-as sobre as cautelas que devem envolver principalmente os mais desavisados: os pais, em relação à importância no cuidado com os filhos; os iludidos com promessas vãs que deságuam no cativeiro sexual, normalmente no exterior; e, principalmente, os políticos para que criem políticas sérias que diminuam as desigualdades sociais, encabeçando-as a educação, principal caminho para o crescimento de um povo.

(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por