Uma das maiores necessidades do nosso planeta é a paz. Você sabe que, neste instante, enquanto você está aí, em um momento de reflexão, muitas pessoas, pelo mundo afora, estão sofrendo e outras tantas morrendo, por causa das guerras, da falta de entendimento e de amor ao próximo. E é inviável falar de paz mundial sem se referir à paz interior - um requisito primordial para a harmonia no mundo.
O sentimento de paz inicia-se dentro de cada um, passando pelos seus relacionamentos afetivos, sociais e profissionais. Quando há um desequilíbrio em uma destas áreas, consequentemente o mundo ao redor fica com a sua paz comprometida. Basta estudar a biografia dos líderes que instigaram as guerras, em todos os tempos, para você entender que a guerra maior era travada dentro deles, além dos conflitos familiares que vivenciaram em sua infância.
Paz interior é aquela sensação agradável de estar com a consciência tranquila, com o seu dever cumprido, em equilíbrio com as suas emoções.
Eis, aqui, então, alguns aspectos que conduzem à paz interior: Autoestima, autoconfiança, autovalorização e valorização da sua vida, das pessoas à sua volta e do seu trabalho; colocar a verdade como o leme de sua vida, sendo honesto em todos os seus relacionamentos; paciência com as pessoas ou situações difíceis, desenvolvendo atitudes amigáveis em relação aos outros; cultivar sentimentos de perdão e autoperdão, lembrando-se de que ódios e culpas abrem brechas para que o mal o atinja; saber lidar com os ganhos e as perdas, vivendo com os dois pés enraizados no “aqui e agora”; ser resiliente, ou seja, não se deixar “quebrar” por qualquer “tempestade” que assole seu viver; ter o controle das preocupações, pois dificuldades que são enfrentadas com crenças libertadoras (esperança, fé, confiança), ao invés de se tornarem problemas, transformam-se em novas oportunidades e soluções criativas; desenvolver pensamentos prósperos, acreditando na abundância da vida e no melhor para todos; ter sentimentos puros de gratidão, porque quanto mais você agradece, mais a Vida lhe retribui com harmonia e sucesso; cultivar a religiosidade, seja em que religião você preferir, sentindo no fundo d’alma que uma Força Superior vibra pelo seu bem e espera de você atitudes sábias e generosas; e preservar o bom-humor, mesmo nas situações mais embaraçosas, porque não há mal que resista a um sorriso sincero ou a pensamentos positivos. Estas são apenas algumas das características de quem possui índole pacífica ou de quem busca sua tranquilidade interior.
Como você vê, não é tão difícil assim; basta escolher o caminho do amor verdadeiro, sem cobranças e condições, porque a paz só é possível quando o amor está presente!
Além disso, medite, visite a natureza e, diariamente, fale com Deus!
(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais