Pelo fato de estarmos em constante movimentação dos braços, seja para carregar algum peso ou para realizar uma atividade e trabalho, os ombros estão sempre passíveis de sofrerem lesões. Para quem costuma sobrecarregar esta área do corpo, a propensão a inflamação nos tendões é ainda maior.
Nas últimas colunas, falamos sobre alguns tipos de lesões que podem acometer os ombros. Para seguir nesta linha de discussão, hoje apresento a vocês uma modalidade de tendinite bastante comum: a tendinite subescapular.
A região onde se localiza o músculo subescapular seria a parte de trás do ombro, bem abaixo da cabeça do úmero, a rótula na extremidade. Um terço deste músculo é formado por estruturas tendinosas, que são bastante susceptíveis de sofrerem inflamação. E, normalmente, quando há uma lesão no subescapular, esta vem acompanhada de comprometimento de outros tendões que fazem parte do que chamamos de “manguito rotador dos ombros”, sendo a lesão isolada menos frequente.
O subescapular tem uma participação de extrema importância para o movimento de rotação interna do ombro e quando acontece uma lesão completa dessa estrutura, a consequência imediata é a perda funcional dos movimentos, acompanhada de dor. Nestes casos, a recuperação das funções do ombro e do braço somente acontecerá se o subescapular for tratado.
Atualmente, com a evolução da técnica e da aparelhagem para a realização do procedimento cirúrgico por videoartroscopia, tem-se obtido um excelente resultado para o tratamento da tendinite subescapular. Através do procedimento de sutura, consegue-se uma recuperação rápida e definitiva. Pesquisa realizada pelo Instituto de Ortopedia Niso Balsini, de Joinville-SC, revelou um resultado satisfatório em 92% dos casos de tendinite subescapular que foram submetidos à sutura por meio da artroscopia. Este procedimento já é realizado em todos os grandes centros especializados em ortopedia do país.
É importante esclarecer também que a tendinite subescapular pode ser gerada por processo degenerativo, com o avanço da idade e também por alguma lesão esportiva.
Ao sentir dor nos ombros, procure um especialista e faça uma avaliação!