Tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, o fator principal para a sua felicidade e o seu sucesso é a autoestima
Tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, o fator principal para a sua felicidade e o seu sucesso é a autoestima. É aquele sentimento de apreço e consideração que você sente por você mesmo, que lhe gera autoconfiança nas suas atitudes e decisões. A partir do momento em que você se valoriza como ser humano e valoriza a sua capacidade profissional, você começa a se preparar para as realizações positivas que a vida lhe reserva.
No ambiente de trabalho, muitos transtornos acontecem por causa da baixa autoestima dos colaboradores: desavenças, invejas, ciúmes, fofocas e insatisfações.
Quando você está com a sua autoestima equilibrada, você é um profissional mais dedicado, mais interessado em aprender e muito mais confiante no seu potencial produtivo. Com isso, você não vai se sentir ameaçado com os talentos de seus colegas de trabalho e nem com inveja do brilho dos outros, porque você sabe que é também capaz de crescer e vencer.
Com a autoestima elevada, você não se perturba com as perseguições que sofre, porque as vê como desafios que o levam a um melhor desempenho profissional.
Em paz com você mesmo, você risca de seu dicionário a expressão “não consigo”, porque você sabe que o impossível só existe até que alguém prove que é possível. Você acredita nas suas possibilidades!
Quando você se valoriza, você não se ofende com as críticas e sabe distinguir aquelas que são invejosas daquelas que são construtivas e faz bom uso delas.
Sentindo-se bem em sua própria companhia, você é uma pessoa que não tem medo de ouvir um “não”, e, sendo assim, você é corajoso nas solicitações, porque sabe que o máximo que vai ouvir é um “não” e isso não vai fazê-lo desistir dos seus objetivos.
Você demonstra autoconfiança quando capricha mais na sua imagem pessoal, no seu modo de vestir, falar e agir. Faça as pazes com o seu espelho e cuide mais de sua autoimagem, porque, quer você goste ou não, a forma como você se cuida diz muito de você para o mundo e as pessoas são sempre muito inclinadas a julgarem pelas aparências.
Elevando o seu amor-próprio, você deixa de pensar que nasceu para agradar a todo mundo e não sofre tanto quando percebe que não é amado por todos. Você pára de mendigar a atenção e a aprovação dos outros e aprende a se interiorizar mais. E, olhando para dentro de si, descobre quão rico de talentos você é e quão longe você pode caminhar!
A verdade é que você é único e especial, embora tente, muitas vezes, esconder os seus talentos por medo das críticas ou por um medo inconsciente de crescer e aparecer.
Sabendo disso, levante-se já e tome posse da sua importância, distribuindo a sua experiência, a sua boa-vontade e os seus dons para o mundo! Afinal, você é muito importante!
(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais