Caro amigo leitor, pode acreditar, fui convidado para participar da audiência pública ocorrida na sexta-feira passada - 30/05 - na Câmara Municipal; aceitei o convite, no sentido de discutir sobre o tema segurança pública.
Quem presidiu a sessão foi o deputado estadual João Leite, do PSDB; também presentes os deputados Tony Carlos (PMDB) e Adelmo Carneiro Leão (PT), entre outras autoridades e instituições, como CDL, Sindicato Rural, OAB, Polícia Militar, Civil e Federal, etc.
O tema recorrente, a falta de efetivo das polícias, principalmente a Militar, que faz o combate ostensivo da criminalidade. Foi lida uma mensagem do deputado sargento Rodrigues, que criticou duramente o comandante da 5ª RPM (Região da Polícia Militar), o que não concordo com a forma como foi feita, ou seja, um ataque de ordem pessoal. A crítica pode e deve ser feita de forma institucional, jamais no âmbito pessoal.
Outra questão sentida foram as ausências do Ministério Público e Poder Judiciário. Foram convidados? Não sei! Mas, de fato, não compareceram, fato inconteste. O que é lamentável.
De início, quando da minha fala, argumentei no sentido de que toda e qualquer questão gira em torno da política. Vou repetir, taxativamente: toda e qualquer questão, no nosso país, gira em torno da política. Daí, se quase tudo não funciona a contento - segurança, educação, saúde, transporte, acessibilidade, políticas de inclusão social, segurança jurídica, sistema prisional, etc. -, podemos concluir, sem sombra de dúvida, que a culpa é dos nossos políticos.
Sim, culpa dos políticos, na sua imensa maioria: corruPTos, analfabetos, sem o mínimo preparo para a função desempenhada, aéticos, aproveitadores, enfim, são ruins e desqualificados. Isso foi dito ao deputado João Leite, mais ainda, argumentei que o seu partido governa Minas Gerais, por mais de uma década, e o que foi feito de concreto na segurança pública e educação? Disse também, ao deputado Adelmo, que seu partido governa no âmbito federal pelo mesmo período; um verdadeiro desastre de administração e corrupção, mais ainda, tem um plano de governar por mais trinta, quarenta ou cinquenta anos. Prefiro mudar pra Síria, Cuba, ou, ainda, até para os quintos dos infernos. Não tem tatu que aguenta!
Disse outras coisas que muita gente gostaria de dizer, mas não tem coragem, se precisar, digo novamente. Não estou dizendo mentiras, calúnias ou injúrias. A culpa de tudo que vem ocorrendo é dos nossos políticos, em todos os níveis, inclusive do Judiciário e Ministério Público, que não oferecem a devida prestação jurisdicional. Estão encastelados!
Por fim, disse aos deputados presentes, com todo respeito e urbanidade, que eles são bons de oratória, verdadeiros mestres, e blá-blá-blá! Deveriam fazer um curso de escutatória, isso mesm escutatória! Falar menos e agir mais! Coisas concretas. Temos eleições em outubro, venha para a urna, urna eleitoral, para que possamos colocar esses maus políticos na urna funerária! URNA FUNERÁRIA NELES!
PS: a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa – STF – foi uma vitória do mal sobre o bem! O bem está perdendo de goleada. DEUS Pai, tenha piedade de nós! Aposentaram o homem, vai fazer muita falta.