ARTICULISTAS

As meninas do Gávea

Dizem que os vizinhos são os parentes mais próximos. Sou testemunha disso...

Márcia Moreno Campos
Publicado em 16/10/2016 às 12:15Atualizado em 16/12/2022 às 16:59
Compartilhar

Dizem que os vizinhos são os parentes mais próximos. Sou testemunha disso, pois desde a minha infância sempre fui cercada de vizinhos-amigos. Quando em 1982 me mudei com minha mãe e irmãos para o Edifício Gávea, vi mais uma vez isso acontecer. Lá, minha mãe conheceu e se aproximou de pessoas que se tornaram verdadeiras amigas. São vizinhas que se visitam, comemoram aniversários juntas, rezam, trocam receitas e quitandas. Nós as chamamos carinhosamente de “as meninas do Gávea”, porque desfrutam da alegria e do companheirismo que só afetos e amizades proporcionam, não importando a idade de cada uma delas. Algumas são viúvas e outras estenderam aos maridos médicos essa camaradagem e eles se tornaram os anjos da guarda da turma. Qualquer problema de saúde com uma delas, os primeiros a socorrê-las são eles, independente da especialidade médica, o apreço e a orientação amiga são os primeiros socorros e o tão importante alento. Com vizinhos tão bons, fico despreocupada com a segurança, saúde e convivência da minha mãe. Eles tomam conta dela direitinho. E esse ambiente de solidariedade se estendeu aos porteiros do prédio, que a ajudam, levam e buscam no carro, sentem falta dela quando adoece e mostram interesse verdadeiro; coisa rara hoje em dia.  Uma bênção.

Em um mundo tão violento e assustador como o nosso, poder contar com amigos faz toda a diferença. A solidão encurta a vida, acelera o envelhecimento e causa mágoas e depressão. Estar entre amigos significa dividir alegrias e preocupações e, à medida que envelhecemos, passamos a precisar mais ainda de apoio, carinho e atenção. A vida muitas vezes se torna pesada e difícil. Não consigo imaginar um modo de superar alguma fase complicada sem a ajuda de amigos. Amigos antigos e novos são todos bem-vindos. Com eles celebramos a vida, choramos as perdas e fazemos planos para o futuro. São os amigos, a lembrança constante do amor de Deus por nós.

A vocês, meninas do Gávea, que além de todo o carinho com minha mãe, ainda me leem e comentam meus artigos, o meu muito obrigada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por