ARTICULISTAS

Os 90 Anos da Fazenda São Jorge

Olga Maria Frange de Oliveira
Publicado em 10/07/2024 às 19:41
Compartilhar

A família Frange-Miziara se preparou para um encontro muito especial, que aconteceu do dia 4 ao dia 7 deste mês de julho, na sede da Fazenda São Jorge.

Embora seja uma tradição dos familiares virem para Uberaba anualmente em julho, rememorando a data do aniversário do meu querido irmão, Eudóxio de Oliveira Junior, de saudosa memória, a adesão este ano superou as expectativas. Confirmaram presença parentes de Maringá, Brasília, Santos, São Paulo, Fernandópolis e Rio Paranaíba, além dos inúmeros parentes residentes em Uberaba.

Acontece que, além da justa homenagem ao estimado tio Juninho, a Fazenda São Jorge estará comemorando 90 anos nas mãos da família Miziara. Situada em terras do entorno da cidade de Campo Florido, a fazenda foi adquirida em 1934 por D. Santinha, viúva de Miguel Jorge Sobrinho, pais de Jorge Miguel Miziara. A matriarca Santinha era uma libanesa de têmpera forte, capaz de decisões firmes e arrojadas. Uma grande mulher!

Com a morte da mãe, tomou posse da propriedade rural seu filho Jorge Miguel Miziara, casado com Dalva Frange Miziara, também filha de libaneses. Ao longo dos anos, tio Jorge e sua esposa melhoraram a sede e investiram na produtividade das terras.

Atualmente, a fazenda pertence ao Dr. Cristiano Jorge Frange Miziara e sua dinâmica esposa, Maria Helena Vaz Frange Miziara. Eles também realizaram uma ampla reforma na sede há poucos anos, que a deixou ainda mais aconchegante.

A presença de inúmeras crianças de variadas idades, filhos da mais nova geração da família, povoa de risos e travessuras a casa que tem acolhido, ano após ano, as gerações que se sucedem. Também elas vão trilhar os passos que seus antepassados percorreram, sem suspeitar que darão continuidade à paixão comum a todos nós: avós, pais, mães, filhos, tios, primos, netos, amigos e agregados. Quem morre carrega a nossa esperança. A quem fica só resta a saudade. Adélia Prado abordou esse tema com muita sensibilidade ao dizer: “Enquanto o tempo leva a vida embora como vento, a memória traz de volta o que realmente importa, eternizando momentos inesquecíveis”.

Todos nós, membros da família Frange-Miziara, usufruímos da Fazenda São Jorge. Vivemos temporadas felizes ao lado dos familiares e consolidamos laços de amizade sincera e verdadeira. Com o passar dos anos, relembramos com emoção passagens de nossas vidas que nos marcaram para sempre. A saudável convivência com os familiares e as inesquecíveis férias compartilhadas tantas e tantas vezes permanecem vivas em nossas mais caras lembranças.

Entre os rebentos da nova geração podemos citar: Benício, Luca, Bernardo, Helena, Miguel, Maria Eduarda (Duda), Tomás, Lais, Luís Eduardo e Henrique.

Encerrando essas reminiscências, eu gostaria de dizer que há um tempo para viver e um tempo para morrer. E entre ambos, há tempo para recordar.

Que Deus abençoe esse encontro de 2024, que ficará gravado eternamente em nossos corações.

 Olga Maria Frange de Oliveira

Professora de piano; ex-diretora-geral da Fundação Cultural de Uberaba; autora dos livros: “Pioneiros da História da Música em Uberaba” e “Mulheres na Música”; ocupa a cadeira número 15 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por