ARTICULISTAS

Halloween político

Dia 31 de outubro, dia do halloween, data tradicional do calendário norte-americano, ou dia das bruxas

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 23/10/2019 às 19:12Atualizado em 18/12/2022 às 01:18
Compartilhar

Dia 31 de outubro, dia do “halloween”, data tradicional do calendário norte-americano, ou “dia das bruxas” para os brasileiros.

Há décadas o dia de “halloween” deixou de ser considerado somente “dia das bruxas”, se tornando o dia dos monstros, zumbis, mula sem cabeça, Saci Pererê etc.

Focando na realidade dos dias atuais, devíamos comemorar todos os dias o “halloween”, face aos “monstros que enfrentamos no nosso cotidiano.

Lembrando os ensinamentos de Michel Foucault, no livro “Os anormais”, a moral é sustentáculo de nossa vida, e o primeiro monstro moral é o político, direcionando à grande maioria, que criminosamente coloca seus interesses pessoais acima dos interesses sociais.

Estamos a pouco mais de oito meses para as convenções partidárias referentes as eleições de 2020 e cada vez mais surgem os “Monstros das Trevas”, os “fantasmas”, os “Condes Dráculas”, “Demônios”, Satanás”, todas as espécies de “Zumbis”, “Vampiros” de olho no “trono” municipal e no tesouro”, carregado pelo suor e sangue daqueles que enchem o “baú da felicidade”, através de taxas, sobretaxas, impostos, indústria de multas, e outras cobranças a mais, que mantêm o castelo mor e os sanguessugas protegidos pelo Rei.

Daqui para frente vamos poder assistir a estes “monstros” travestidos de “Fadas Madrinhas”, “lobos” em pele de “cordeiros”, “Vampiros” disfarçados de “beija-flor”, “Hienas” se comportando como “lebres”, assim como “gafanhotos” fantasiando-se de “vagalumes”, prometendo iluminar as ruas e becos que pairam na escuridão política dos nossos dias.

Nos grupos de redes sociais já surgem postagens de alguns personagens deste “halloween” que enfrentamos no cotidiano e teremos que conviver com maior intensidade, de forma gradual até outubro do próximo ano.

Podem ter certeza que esse “halloween político” será de agora em diante a grande fonte geradora de “monstros” e “monstrinhos” reconhecidos não por atitudes ou intenções, mas pelo interesse financeiro, estrelismo e ganância pelo poder.

Infelizmente, quanto mais nos aproximamos das eleições, tanto as novas “figuras míticas” quanto os velhos conhecidos “monstros”, comungam, cada vez mais, da vontade maligna de ocupar o poder pelo poder.

Temos que pedir a Deus que seus Anjos e Arcanjos venham nos proteger para que surjam menos ou nenhum “Zé Carioca”, monstros das trevas, “Sacis”, “Mulas sem Cabeças” para que possamos transformar a vitória das eleições de 2020, não em um “halloween político”, mas com a felicidade de um dia de Ação de Graças. 

(*) Articulista e advogado; pós-graduado em Ciências Políticas pela UFSC

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por