ARTICULISTAS

O homem de bem

heloisa Helena
Publicado em 23/04/2025 às 18:36
Compartilhar

Francisco nasceu como Jorge Mario Bergoglio em  Buenos Aires, em 17/12/1936, morrendo em Roma, no Vaticano, em 21/04/2025; foi o 266.º papa da Igreja Católica, bispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano, de 13 de março de 2013 até a data de seu desencarne. O nome Francisco significa “francês” ou “livre”; associado a São Francisco de Assis, expressa bondade, simplicidade, humildade e compaixão. 

Como espírita cristã, estou de luto, pois, o momento é significativo. Durante sua reencarnação, promoveu o diálogo inter-religioso como um caminho para a paz e a fraternidade, incentivando o encontro e a compreensão entre as diferentes tradições religiosas. Experimentamos uma gama de emoções com o papa Francisco. Agora, diante de sua partida, resta a nós a parte mais difícil, a aceitação. 

Encontramos no “Evangelho Segundo o Espiritismo”, Capítulo 17, “Sede Perfeitos”, Item 3, O Homem de bem, que nos remete ao papa Francisco: “O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade em sua maior pureza. Se interroga sua consciência sobre seus próprios atos, pergunta a si mesmo se não violou essa lei; se não fez o mal; se fez todo o bem que podia; se negligenciou voluntariamente uma ocasião de ser útil; se ninguém tem o que reclamar dele; enfim, se fez a outrem tudo o que quereria que se fizesse para com ele” (Allan Kardec, Tradução Salvador Gentile, Boa Nova Editora, 2007, p. 175).

Durante sua trajetória, cria o Conselho de Cardeais Consultores, também conhecido como C9, em 28/09/2013, composto por cardeais de diferentes regiões do mundo, garantindo uma ampla representação e perspectiva, com a função de contribuir para a tomada de decisões e para o desenvolvimento da Igreja. 

Combate a corrupção dentro da Igreja ao investigar o Banco do Vaticano, comprometido com a transparência financeira.

Exorta o trabalho das mulheres ao nomear a freira Nathalie Becquart consultora do Sínodo dos Bispos da Igreja Católica em 2019 e uma de suas subsecretárias em 2021.

O Sínodo dos Bispos, órgão permanente da Igreja Católica, é uma assembleia convocada pelo papa para aconselhá-lo sobre a governação. É um espaço de diálogo e reflexão onde todos os membros da Igreja, incluindo leigos e religiosos, são chamados a participar ativamente. 

Em 2019, editou normas para que a Igreja ouvisse as pessoas que acusam religiosos de abuso sexual, instituindo o “due process of law”. Anteriormente, o Vaticano defendia imediatamente os clérigos, contudo, com a mudança, as vítimas devem ser “acolhidas, ouvidas e apoiadas”.

Na notável encíclica Laudato si’ ‘Louvado sejas’; subtítulo: “sobre o cuidado da casa comum”, o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Publicada oficialmente em 18/06/2015, é dirigida “a cada pessoa que habita este planeta”. Papa Francisco nos faz refletir “Para que viemos a esta vida? Para que trabalhamos e lutamos? Que necessidade tem de nós esta terra?”

Em honra à Vossa Santidade, transcrevo: “Porque fora do perdão não há esperança, fora do perdão não há paz. O perdão é o oxigênio que purifica o ar poluído pelo ódio, o perdão é o antídoto que cura os venenos do ressentimento, é o caminho para desarmar a raiva e curar tantas doenças do coração que contaminam a sociedade” (PAPA FRANCISCO, ANGELUS, praça São Pedro, domingo, 17 de setembro de 2023). Pelo exemplo que nos deixou, AVE CRISTO, PAPA FRANCISCO!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por