ARTICULISTAS

Uberaba: Equívocos Históricos (II) - Fundação de Uberaba

Guido Bilharinho
Publicado em 10/05/2025 às 14:39
Compartilhar

Por falta de documento, público ou particular, e mesmo de informação do major Eustáquio e do vigário Silva (omitindo este o tema em sua História Topográfica da Freguesia do Uberaba – Vulgo Farinha Podre), lavrou extensa e durável desorientação atinente à fundação de Uberaba. Uns, afirmando-a ter ocorrido em 1809. Outros, em 1811. Outros, ainda, em 1812, neste caso confundindo-a com a fundação do arraial da Capelinha nas paragens do ribeirão Lajeado, extinto em 1817. No Jornal de Uberaba, em suplemento de junho de 2010, se diz que Uberaba foi fundada em 1836, decerto confundindo-a com sua elevação à vila nesse ano.

Não há dúvidas, porém, de que Uberaba foi fundada em fins de 1816 ou inícios de 1817, como afirma o historiador Hildebrando Pontes no ensaio “Tristão de Castro Guimarães e o Patrimônio Municipal de Uberaba”, publicado em apenso na primeira edição da História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central.

Nesse período é que o ainda capitão Eustáquio construiu o retiro para gado na esquina da praça Rui Barbosa e rua Arthur Machado, convidando os habitantes do Desemboque e do arraial da Capelinha para se transferirem para o local, construindo suas casas no alinhamento do retiro nas atuais ruas Manuel Borges e Vigário Silva.

Conquanto Hildebrando, no referido ensaio, não tenha fundamentado sua assertiva, a correspondência dos viajantes estrangeiros que aqui estiveram antes e depois da fundação de Uberaba – barão de Eschwege (1816), Luís d’Alincourt (1818 e 1823) e Saint Hilaire (1819) – comprovam perfeitamente a informação de Hildebrando, conforme demostrado no ensaio “Fundação de Uberaba”, inserto no livro físico Informação Sobre Uberaba e, com aquele título, publicado, no blog bibliografiasobreuberaba.blogspot.

Fundação de outras cidades da região

1 – No jornal Correio de Araxá, de 24 de dezembro de 2016, publicou-se que Sacramento foi fundada em 1800 (quando o foi em 1820); Patrocínio, em 1793 (!); Prata, Estrela do Sul e Araguari, todas em 1815, o que não corresponde aos fatos.

2 – Por um colunista do Jornal da Manhã foi publicado em 22 de março de 2012 que a cidade de Conquista é “o berço do Triângulo Mineiro”, quando essa cidade foi fundada décadas após Uberaba.

3 – Propalou-se também que Veríssimo foi fundada antes de Uberaba, o que não é verdade.

Primeiro agente executivo e primeiro juiz

1 – Por falta de acesso à época da ata da sessão de instalação da Câmara Municipal em 7 de janeiro de 1837, em livros e em ensaios históricos de dois renomados historiadores locais foi afirmado que o primeiro agente executivo de Uberaba foi vigário Silva quando foi o capitão Domingos.

– Numa dessas publicações também se informou enganadamente que o primeiro juiz de Direito da comarca foi o pai do romancista Bernardo Guimarães, João Joaquim da Silva Guimarães, que foi vereador na legislatura de 1837. Na realidade, o primeiro juiz foi Joaquim Caetano da Silva Guimarães, que consta ser irmão do romancista.

Fotografia do 1º prédio da Câmara

No Jornal de Uberaba, de 22 de junho de 2012, informou-se em legenda de foto que o primeiro prédio da Câmara Municipal foi “fotografado em 1837”, época em que a fotografia, inventada poucos anos antes, ainda não havia chegado a Uberaba, o que ocorreu décadas depois.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por