ARTICULISTAS

Qual é a música?

Fúlvio Ferreira
Publicado em 09/11/2023 às 18:41
Compartilhar

Tenho uma amiga que diz que festa sem música, não é festa. E que a música faz a festa!

E ela tem razão. A música traz alegria, descontração, traz, lá do fundo, memórias de bons momentos passados, saudade; ela acalma, empolga... enfim, a música é uma manifestação extraordinária!

Nas empresas e lojas, muitas vezes, nos deparamos com uma "música ambiente". Não vou comentar sobre os trâmites legais para este fim, e sim falar dos benefícios que uma boa música pode proporcionar ao ambiente e, consequentemente, a todos que nele estão inseridos.

Todos temos preferências musicais; há quem seja mais seletivo, uns são ecléticos e outros gostam de determinados ritmos e estilos. Existe a expressão "bom gosto musical", mas isso é um assunto polêmico. 

Dentro das empresas e lojas, porém, não cabe falar nesse "bom gosto", tampouco falar de moda musical, até porque, na moda entra pérolas como... "Caneta azul". Então, em espaços corporativos se deve tocar músicas adequadas, isto é, músicas que não atrapalhem o ambiente profissional, músicas que não façam o cliente ficar cantando, tampouco os profissionais que lá estão trabalhando. Assim, músicas mais tocadas, hits atuais, temas de novelas do momento, entre outros, não devem ter espaço. E sintonizar numa emissora de rádio porque a empresa patrocina determinado programa? Também é temerário!

Infelizmente, a maioria das empresas não segue essa regra, tocam músicas do momento, músicas que agradam a poucas pessoas e, o pior, tocam alto. Dá a impressão de que se está num bar, numa casa de shows, numa balada; parece que há um DJ e o gerente pensa que está numa loja conceito da marca Aeropostale ou Hollister, em Nova Iorque.

Nada disso! A sua loja está no Brasil, o seu público é variado, que tem gostos variados etc etc. Então, se for colocar música, que ela seja ambiente, discreta, distante da moda e em volume baixo. Do contrário, a sua empresa poderá, facilmente, espantar muitos e muitos clientes que, além de não comprar, ainda vão falar mal para os seus amigos, inclusive nas redes sociais.

Fúlvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes.
Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por