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Ouça o cliente e venda mais!

Fulvio Ferreira
Publicado em 20/10/2022 às 19:22Atualizado em 16/12/2022 às 00:31
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Um amigo solteirou recentemente. E a primeira atitude que tomou foi montar uma casa. Por opção, ele deixou quase tudo com a sua ex-esposa, isto equivale dizer que precisou comprar muita coisa.

Ele me contou que foi numa loja, no horário de almoço, e a única atendente estava contando uns parafusos. Quando ele chegou, ela levantou os olhos e olhou para ele e não disse absolutamente nada, sequer sorriu ou meneou a cabeça. Neste instante, ele olhou para a amiga que o acompanhava e se retiraram.

Na loja seguinte, ele foi atendido por um rapaz que já foi logo faland "E aí fera, o que vai ser hoje?"

Esse meu amigo, por mais jovem que seja, achou muito forçosa e invasiva esta forma de saudação, todavia, respondeu dizendo que queria uma mangueira para o gás. O rapaz respondeu perguntand de um metro ou um metro e meio? Após a resposta, volta o rapaz com um rolo de mangueira para cortar o tamanho pedido; meu amigo pensou, este rapaz é um pândego ou mal treinado?

Mas então o vendedor amarrou a mangueira, colocou na sacola, anotou o valor num papel que entregou mostrando o caixa. Meu amigo disse, eu preciso também das peças de encaixe, a resposta, uma ou duas? Buscou duas. Meu amigo ainda pediu o regulador, ralos, tampas para ralos, cadeados e outras miudezas.

Este vendedor, logo na saudação, tentou ser simpático, mas assustou o cliente. Qualquer pessoa que está em contato direto com outras, sendo atendente, vendedor ou assemelhado, precisa falar a língua do cliente; se o cliente é de "bom dia", fale bom dia; se ele é de "e aí véi, belê?", trate-o desta forma. E durante o atendimento, ofereça o máximo que puder, converse com o cliente, entenda as suas necessidades e vontades e faça tudo por ele.

Isso aumenta as vendas, resolve o problema do cliente e ainda o fará se tornar fã do seu trabalho.

E quando o cliente gosta, ele volta; quando o cliente se torna fã, ele indica para os seus amigos.

Atender bem não é difícil, basta ter conhecimento, treinamento e gostar do que faz!

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes.

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