ARTICULISTAS

O importante é reagir!

Fúlvio Ferreira
Publicado em 03/07/2025 às 18:21
Compartilhar

Num ambiente de trabalho é normal e até saudável que haja diálogo e interação entre os colegas.

Por exemplo, caixas de uma padaria, motoristas no mesmo veículo, vendedores numa loja, repositores na mesma seção de um supermercado e por aí vai. 

Às vezes, o assunto é profissional; às vezes, não. E para o cliente é muito fácil de perceber, pois, ao detectarem a chegada dele [cliente], normalmente os colaboradores param de imediato ou talvez até incluem o cliente, chamando-o a opinar naquele assunto.

Porém, o oposto, não raro, é verdadeiro: dois colegas conversando sobre assuntos particulares “se fazem de invisíveis” quando um cliente se aproxima como quem quer dizer, “não venha atrapalhar, pois estamos num assunto importante, ao menos para nós”.

Pode até ser... mas ali, no ambiente de trabalho, não!

A prioridade é o cliente; pare tudo quando ele chegar!

Infelizmente, isso acontece com grande frequência e soa quase como um insulto ao cliente. E não importa se o cliente vai pagar, comprar ou perguntar alguma coisa; a prioridade é dele; o respeito é para ele e a atenção total também!

Eu me pergunto, quando me deparo com situações como estas, se é falta de preparo, falta de treinamento ou falta de educação. Ou todas?

Duas coisas eu recomendo: se você é empresário, empreendedor, gerente ou líder de equipes, treine, capacite e oriente a sua equipe. Se você é o cliente que ficou esperando o assunto terminar, reclame! Não tenha receio de ser rotulado como chato. Fale com o colaborador que está na sua frente, oriente e até dê bronca; se necessário, vá até alguém que lidere este colaborador e reclame, ou mude de empresa.

O importante é reagir!

Não podemos admitir que assuntos diversos se sobreponham ao cliente, pois exatamente o cliente deve ser o centro das atenções, o foco do atendimento, o alvo da empresa!

Se não for assim, estamos definitivamente inaugurando o começo do fim; fim do respeito, fim da educação e, possivelmente, o fim do varejo físico!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por