ARTICULISTAS

Festas Juninas

Fulvio Ferreira
Publicado em 27/06/2024 às 19:07
Compartilhar

Uma das festas populares que se mantêm firmes e atuantes, em todo o Brasil, é a Festa Junina.

Em que pese alguns absurdos como “dançar quadrilha com música country ou coreografias importadas”, as festas juninas são realizadas nas igrejas, escolas, entidades, empresas e por aí vai. Muitas delas possuem caráter social, em que cada “barraca” arrecada fundos para uma entidade social; isso se reverte numa ótima oportunidade de se divertir, de colaborar e ainda manter viva uma grande tradição brasileira.

O termo Festa Junina tem origem nas festas joaninas, que eram as festas em homenagem a São João. Portanto, junina vem de joanina e não tem, necessariamente, ligação com a palavra junho. Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e recebeu o nome da mulher do deus romano Júpiter. Portanto, o mês de junho faz alusão a Juno, protetora das mulheres, do casamento e da maternidade.

As festas juninas têm origem pagã e estão relacionadas com as cerimônias ligadas ao solstício de verão lá na Europa e que antecedia as colheitas. As festas foram aos poucos sendo absorvidas pela Igreja Católica e se propagaram Brasil afora, ou Brasil adentro, através dos colonizadores portugueses. As festas estão por todo o Brasil, de modo mais acentuado do Sudeste até o Nordeste, com destaque para os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. Algumas cidades possuem festas municipais que duram dias e fazem parte do calendário oficial do turismo; algumas festas juninas são muito grandes e muito populares e só perdem para o carnaval.

Independente de religião, as festas juninas são festas em que a alegria reina e os cheiros e os sabores são maravilhosos. As comidas típicas são um dos destaques das festas juninas. Entre as receitas mais populares estão o bolo de milho verde, a canjica, a pamonha, o cuscuz, o arroz-doce e os caldos. Comidas regionais também entram na lista, como as nordestinas escondidinho e tapioca; sem falar nos doces à base de amendoim. A maior estrela, porém, é o milho, pois ele é utilizado tanto para iguarias de doce quanto de sal. Esses pratos são feitos com ingredientes simples, com um sabor único e que agrada a todos os paladares.

A festa junina é uma celebração muito importante para a cultura brasileira e uma ótima oportunidade para rever amigos.

Então, qualquer que seja a sua motivação, “bora” curtir e aproveitar as festas juninas que fazem muito bem ao paladar, ao visual e ao coração!

 Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes

Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por