No domingo, dia 11 de maio, será comemorado o Dia das Mães. Data tradicional, mas que muito tem se modificado ao longo dos anos.
Ainda é grande o número de filhos que viajam para reverem suas mães e passarem juntos o domingo. Da mesma forma, várias famílias vão juntas a alguma celebração religiosa. Mas, aos poucos, alguns desses costumes vão ficando para trás. O cartão foi trocado pelo telefonema, que depois foi substituído por uma simples e fria mensagem no WhatsApp e uma bela postagem no Instagram e no Facebook. No domingo, aquele mutirão na cozinha foi substituído pelo protocolar almoço num restaurante, onde a família se encontra e conversa formalmente apenas na fila, enquanto espera por uma mesa para ali, e apenas ali, comemorar o Dia das Mães.
Por outro lado, os presentes estão marcantes. Utilidades domésticas ou um corte de fazenda estão em desuso. Joias, perfumes, roupas – não raro de grife –, sapatos e eletrônicos, juntamente com as flores e livros, são os presentes preferidos. Os preços também estão se sofisticando. E um detalhe: o melhor do presente ou o mais importante é que ele seja entregue com plateia, isto é, todos precisam ver o presente que está sendo dado. Implicitamente significa posse, poder; significa que “Eu valorizo a minha mãe”. Ainda que nos dias seguintes esta mesma mãe não receba sequer um telefonema dos seus filhos.
Mas é claro que isto não ocorre por aqui, tampouco aí. Mas oxalá as mães, todas as mães, recebam neste e noutros domingos muita atenção, carinho e presentes. E que, além de tudo isso, a presença dos filhos seja constante na vida de todas elas.
À minha mãe, à mãe dos meus filhos e a todas as mães eu desejo que ganhem presentes e a presença dos filhos. Para todas os meus votos de Feliz Dia das Mães!