ARTICULISTAS

ALTM – Nova diretoria

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro acaba de completar

Terezinha Hueb de Menezes
Publicado em 03/03/2013 às 13:59Atualizado em 19/12/2022 às 14:25
Compartilhar

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro acaba de completar seu Jubileu de Ouro. São cinquenta anos de amor e serviços prestados à cultura de Uberaba e da região.

Idealizada e fundada por três acadêmicos de renome – Dr. Edson Prata, Dr. José Mendonça e Mons. Juvenal Arduini – a ALTM continua em sua luta em prol de tudo aquilo que caracterize conquistas culturais de nosso povo triangulino.

Ao longo desse tempo, várias gestões dirigiram os destinos da instituição. A última esteve sob o comando do renomado escritor e autor de mais de duzentos livros, José Humberto Henriques.

Agora, em 2013, nova eleição foi realizada para o biênio fevereiro/2013 a fevereiro de 2015. Com chapa única, foi eleito presidente o acadêmico Jorge Alberto Nabut, cuja vida tem sido de dedicação quase total à cultura em seus mais variados matizes.

Com propostas inovadoras, Jorge, autor de livros consagrados, tem extensa folha de serviços prestados aos interesses culturais, incluindo a direção da Fundação Cultural de Uberaba, por 23 anos; a criação e direção do MAS (Museu de Arte Sacra) e do Mada (Museu de Arte Decorativa), bem como de outras entidades como o Arquivo Público de Uberaba, o Museu Paleontológico de Peirópolis, o CONPHAU, a direção cultural do Jockey Club de Uberaba, por cerca de 10 anos, e da Sala Cecília Palmério, por um ano, o que o deixa à vontade para dirigir a entidade cultural mais respeitada e representativa da vasta região do Triângulo Mineiro.

A nova diretoria, além do acadêmico/presidente Jorge Alberto Nabut, é integrada por pessoas ligadas à cultura triangulina: ativista cultural e cronista, Vilma Terezinha Cunha Duarte; cronista Mário Salvador (que presidiu a entidade por 22 anos); historiadores Maria Antonieta Borges Lopes e Antônio Pereira da Silva, além da articulista que assina este artigo na vice-presidência.

O momento é de inovação e parcerias. E uma das parcerias que têm fortalecido a ALTM é aquela ligada à Aciu: por meio dela, são publicadas quatro revistas anuais: de um lado a Convergência (da ALTM) e de outro, a Saberes Acadêmicos (da FCETM/Aciu).

Desde o ano passado, a entidade tem recebido apoio irrestrito da atual administração, na pessoa do carismático prefeito, Paulo Piau, e de sua esposa Heloísa. Acompanhados de seus parceiros, Sumayra (Fundação Cultural), Denis Silva (Comunicação) e Fernando Hueb de Menezes (chefia de gabinete), estiveram presentes à reunião para a eleição da nova diretoria, fato inédito nos cinquenta anos da instituição. Sob os calorosos aplausos dos acadêmicos, com amabilidade e interesse, foi reafirmado, pelo prefeito, o compromisso de dotar a ALTM de uma sede compatível com a importância da instituição, não apenas para Uberaba, mas também para a região.

São outros os ares, são outras as esperanças de todos nós, acadêmicos.

Que, sob as bênçãos de Deus, o querido Jorge com sua equipe tenham a força e o entusiasmo necessários – é o anseio de todos – para conduzir a Academia de Letras do Triângulo Mineiro ao glorioso patamar que ela merece.

(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por