ARTICULISTAS

Academia de Letras do Triângulo Mineiro (2)

Ocuparam a presidência da Academia de Letras do Triângulo Mineiro os seguintes imortais: José Mendonça, Edson Prata, Augusto Afonso Neto,...

Terezinha Hueb de Menezes
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 13:51
Compartilhar

Ocuparam a presidência da Academia de Letras do Triângulo Mineiro os seguintes imortais: José Mendonça, Edson Prata, Augusto Afonso Neto, Guido Bilharinho, Maurílio Cunha Campos, José Bilharinho, Jacy de Assis e Mário Salvador, este, presidente por 22 anos de muita luta e abnegação em prol da entidade.

Atualmente, ocupam as quarenta vagas da Academia os seguintes imortais, em ordem sequencial, de acordo com o número de cada cadeira: Lincoln Borges, Agenor Gonzaga, Martha Pannunzio, Pe. Prata, Mons. Juvenal Arduini, Jorge Nabut, Eva Reis, Antônio Pereira, César Vanucci, Consuelo Rezende, Raimundo Rodrigues, Dimas Oliveira, Vilma Cunha, Pedro Lima, Antônio Couto, Ricardo Marques, Luís Cláudio de Pádua, Luiz Manoel da Costa Filho, Dom Benedito Vieira, Paulo Silveira, Maria Antonieta Borges, Dom José Alberto Moura, Ernane Fidélis, Elza Teixeira, Erwin Puhler, José Humberto Henriques, Terezinha Hueb de Menezes, Gessy Carísio, Geraldo Cruz, Irmã Domitila, Mário Salvador, João Eurípedes Sabino, Frei Francisco Maria, Oliveira Melo, Severino Muniz, Valdemes Ribeiro, Sebastião Teotônio Rezende, João Gilberto Rodrigues da Cunha, Carlos Cerchi e Guido Bilharinho.

Constam como sócios- correspondentes: Alessandro Abdala, as gêmeas Ani e Iná, Carlos Bertolucci, Dirce Miziara, Geise Degraf, Dom José Tavares, José Arruda, Samir Cecílio, Stella Rodopoulos, Suely Costa, Tiago de Melo, Thiago Menezes e Vicente Rodrigues.

Faço questão de declinar os nomes de todos que compõem a Academia, para que os leitores amigos conheçam um pouco de seus participantes, cada qual contribuindo, como pode, para o crescimento da entidade.

Falta-nos ainda uma sede compatível com a grandiosidade da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, que congrega acadêmicos residentes, não só em Uberaba, mas também em Patos de Minas, Uberlândia, Belo Horizonte, São Paulo, Conquista, Araxá, Araguari, Montes Claros, Goiânia, Inhumas e Sacramento.

Faço questão de mencionar nomes e raio de ação de nossa Academia, para demonstrar seu valor e a necessidade de que ela mereça, dos poderes constituídos, a atenção necessária, para que possa, ainda mais, crescer e ser útil à comunidade: convém lembrar os artigos de seus componentes, os livros publicados, as palestras proferidas, enfim,  as atividades de cada um, no trabalho e em seu círculo de influência.

No momento, apesar de termos já uma sede – oferta do Prefeito Anderson, com toda a atenção e interesse - pela amplitude das atividades da Academia e pela premência de que sejam acomodados seu acervo e sua biblioteca, e pela precisão de uma ampla sala para reuniões, além de um auditório para eventos, sentimos necessidade de um espaço mais amplo, que possibilite o eficaz trabalho de nossa agremiação. Aguardamos o contato e a boa vontade daqueles que se interessarem por nossa causa.

Temos certeza de que, brevemente, poderemos possuir uma sede compatível com a grandiosidade das sedes de nossas vizinhas Araxá, Araguari, Uberlândia e outras. A Academia de Letras do Triângulo Mineiro merece e agradece.

(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por