ARTICULISTAS

A parentela embasada na reencarnação

Com efeito, O Livro dos Espíritos tem muito a nos oferecer sobre a compreensão dos laços de família, o parentesco, a filiação, mostrando-nos que tudo remonta a existências anteriores

Elias Barbosa
Publicado em 13/09/2009 às 14:31Atualizado em 20/12/2022 às 10:36
Compartilhar

Com efeito, O Livro dos Espíritos tem muito a nos oferecer sobre a compreensão dos laços de família, o parentesco, a filiação, mostrando-nos que tudo remonta a existências anteriores, dada a importância da doutrina da reencarnação.

Por hoje, vejamos apenas as seguintes questões:

“203 — Os pais transmitem aos filhos uma porção da sua alma, ou se limitam a dar-lhes a vida animal a que uma nova alma, mais tarde, vem adicionar a vida moral?

— A vida animal somente, porque a alma é indivisível. Um pai estúpido pode ter filhos inteligentes, e vice-versa.

204 — Uma vez que temos tido várias existências, a parentela remonta além da nossa existência atual?

— Não pode ser de outra forma. A sucessão das existências corporais estabelece entre os Espíritos laços que remontam às existências anteriores. Daí, muitas vezes, decorrem as causas da simpatia entre vós e certos Espíritos que vos parecem estranhos.

205 — Na opinião de certas pessoas, a doutrina da reencarnação parece destruir os laços de família fazendo-os remontar às existências anteriores.

— Ela os estende, mas não os destrói. A parentela, estando baseada sobre as afeições anteriores, os laços que unem os membros de uma família são menos precários. Ela aumenta os deveres da fraternidade, visto que, entre os vizinhos ou entre os servidores, pode-se encontrar um Espírito que esteve ligado a vós pelos laços consanguíneos.

— Ela diminui, entretanto, a importância que alguns dão à sua genealogia, visto que, pode ter por um pai um Espírito pertencente a outra raça e vindo de uma condição diferente?

— É verdade, mas essa importância se baseia no orgulho; o que a maioria honra, em seus ancestrais, são os títulos, posição e fortuna. Alguém que coraria por ter como antepassado um honesto sapateiro, se gabaria de descender de um gentil-homem debochado. Mas o que quer que digam ou façam, não impedirão que as coisas sejam como são, porque Deus não regulou as leis da Natureza pela sua vaidade.”

Na questão 206, os Espíritos de nossos ancestrais não se honram pelo culto que lhes fazemos por que lhes recordemos os bons exemplos que nos deram, e que esta lembrança pode lhes ser agradável, e até útil.

(*) clínico geral e psiquiatra

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por