Um dos assuntos mais discutidos na atualidade é a importância de uma alimentação saudável para fortalecer o organismo e, principalmente, prevenir doenças. Já está comprovado que uma dieta rica em gorduras pode provocar uma série de problemas de saúde, como a hipertensão arterial, doenças cardíacas, entre outros.
Entretanto, o que talvez poucos saibam é que uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes não somente é importante pelo seu elevado valor nutritivo, como também uma excelente aliada no “combate” aos males causados pela ingestão em excesso de alimentos industrializados e refinados. O efeito que provocam é o que chamamos de “alcaninização”: os vegetais são capazes de ajudar no equilíbrio do pH do sangue, que, quando da ingestão de determinados tipos de alimentos (industrializados, ricos em proteínas de origem animal, etc), tende a ficar mais ácido, podendo gerar uma série de doenças ao organismo.
Nosso sangue possui um pH normal que varia em torno de 7,2 a 7,4, em uma escala de 0 a 14. Se o número é menor que 7, isto significa que ele é ácido. E, quando ultrapassa este valor médio, é mais alcalino. Os alimentos os quais chamamos de alcalinizantes tem exatamente a propriedade de manter a harmonia metabólica do sangue. Isto porque a grande maioria dos vegetais contém sais minerais, que, além de sustentarem a nossa estrutura e massa magra (sangue, ossos, músculos, tendões), alcalinizam ou acidificam de acordo com a necessidade de nosso organismo.
Para se ter uma idéia da importância deste processo de estabilização do pH sanguíneo, a acidez excessiva do sangue pode causar um relaxamento do músculo do coração, reduzindo a frequência do batimento cardíaco. Além disso, como o estado de acidez requer um uso dos sais minerais para que haja o equilíbrio do sangue, os tecidos ósseos podem ficar mais fracos. As dietas alcalinizantes podem ser indicadas também para combater outras doenças que acompanham a acidez sanguínea, como as infecções fúngicas e o câncer. E, vale ressaltar que o ideal é ingerir os vegetais em seu estado cru, pois quando cozidos podem perder algumas de suas propriedades principais.