ARTICULISTAS

Vamos ser mais realistas...

Há dias estou para escrever este texto. Porém, como de costume, só o faço após constatar a realidade concreta...

José Humberto da Cunha
Publicado em 05/11/2012 às 08:51Atualizado em 19/12/2022 às 16:29
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Há dias estou para escrever este texto. Porém, como de costume, só o faço após constatar a realidade concreta, antes de me dirigir àqueles que me prestigiam com sua leitura. Então, vamos lá. Nunca vi tanta gente nas ruas do comércio de Uberaba, como na véspera do Dia da Criança. Acontece que, proporcionalmente, muita gente para poucas compras. Menos nas lojas, chamadas “de fora” (refiro-me àquelas que sua origem não é de Uberaba) que estavam “bombando”, com o se diz na gíria. Isto é, vendendo barbaridade. Daí, nossa pergunta: Por quê ? As mercadorias não são as mesmas? Elas sonegam para não pagar tributos e repassar, esse “benefício” para preços? Não! Elas vendem mais porque conhecem a estratégia competitiva, e atraem os clientes através dela para, depois, os fidelizarem, através da vantagem competitiva. Mas, tudo começa pela estratégia: Vem aí o melhor período para vendas: o Natal. Li alguma coisa nos jornais que os dirigentes classistas já estão se preparando para esse megaevento de vendas do ano, mas aí que é o “x” da questão. Esse “preparo”, julgando pelo que aconteceu em outras épocas de eleger “comerciante do ano”, “empresário do ano”, sortear carros, colocar “tapetes” (pano vermelho) à frente dos estabelecimentos comerciais, como se Papai Noel fosse passar por ali, etc. é muito retórico e não condiz com o momento econômico atual.  Desses eventos, o consumidor está cheio.

O que ele quer mesmo é preço e condições de compra que ele possa pagar. Posteriormente, ele pode até avaliar a qualidade de atendimento da loja.  não mais do que isto. Caso contrário, ele vai comprar em outro lugar, Então, o que fazer? Deixem de lado essas ações fugazes e partem para uma mais objetiva, abrangente que possa trazer benefícios reais. Permita-me uma sugestã coloquem numa sala (e isto os senhores têm bastante) esse pessoal (donos, diretores, gerentes, etc.) que marcam preços em suas empresas, contratem um especialista que conheça o assunto e que sabe o que está falando para ensiná-los “como” praticar a estratégia competitiva.

Aí sim, os senhores estarão agindo para fazer acontecer um Natal Próspero em vendas, onde, não somente aqueles que fazem do comércio seu meio (honesto) de vida, ganhem. Mas, toda comunidade permitindo que ela compre a preços justos. Então, holisticamente, estaremos, todos nós nos beneficiando nessa Data Magna da Cristandade.

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