ARTICULISTAS

Vai faltar tinta preta!!!

O trânsito de veículos segue leis da física, mas infelizmente a falta de lógica política rege as leis de trânsito

Esther Luisa Hercos Fatureto
Publicado em 23/09/2010 às 20:50Atualizado em 20/12/2022 às 04:11
Compartilhar

O trânsito de veículos segue leis da física, mas infelizmente a falta de lógica política rege as leis de trânsito e que muitas vezes está nas mãos de quem não entende nada do assunto.

Estatísticas da PM mostram área central da cidade com alto índice de acidentes e atropelamentos. Tais dados foram apresentados a todas as autoridades de trânsito da cidade.

Sabe o que foi feito desde então? As faixas de pedestres foram pintadas de preto na frente do Colégio COC, só.

Se resolverem pintar todas as faixas de pedestres inúteis da cidade, vai faltar tinta preta. Foi dito que a prefeitura comprou milhares de litros de tinta para sinalizar a cidade, como se fosse vantagem e não obrigação dos gestores do dinheiro público.

Realmente sinalizaram muitas ruas, esqueceram muitas colaterais, criaram novas regras de circulação. Em alguns locais as rotatórias são preferenciais, em outros não, contrariando o Código de Trânsito Brasileiro.

Parece que ninguém que entende de engenharia de trânsito comanda estas equipes de sinalização.

A cidade parece que parou de "pensar" desde que a competente equipe de Jaime Lerner veio fazer estudos.

O trânsito é rápido, não dá para esperar atitudes lentas e caras. Aliás, não precisa de especialista para sinalizar as esquinas, só boa vontade e responsabilidade. E que não venham falar que quem vem pela direita tem preferência, pois não é sempre assim. No pé do morro da onça, esquina com rua Governador Valadares, não existe sinalização de PARE para quem desce o morro. Se algum motorista resolver atravessar sem parar estará certo e o acidente acontecerá.

Quem será o culpado? O motorista ou o gestor que não sinalizou as ruas como deveria.

A função de quem trabalha com trânsito é prever os riscos e prevenir acidentes. Depois que eles acontecem, não adianta tentar inventar explicações.

Sou cidadã preocupada com segurança no trânsito, o CTB permite que sugestões para melhoria da segurança sejam levadas aos gestores.

Sugeri, baseada nas estatísticas da PM, a redução do limite de velocidade para 40km/h nas áreas centrais da cidade. Muitos apoiam, outros criticam.

Geralmente quem critica pensa que nunca será pedestre. Coisa pouco provável.

O que importa é que se faça algo pela segurança dos pedestres nestes locais.

Chega de tanta gente morta e machucada. Chega!!!

Podem ser criadas faixas de pedestres elevadas, mais sinais com tempo para pedestres, isolamento das ilhas centrais, proibindo trânsito de pedestres no meio dos quarteirões, ações baratas e que podem ser colocadas em prática rapidamente. Assim não precisa de novos radares, pois nem vai dar para correr mesmo. Quem quiser correr, que vá para Interlagos...

Não estudei Medicina do Tráfego só para trabalhar em clínica de Detran. Seria omissa se não levasse sugestões para melhorar a segurança, reduzir o número e a gravidade de acidentes de trânsito, pois estes são os objetivos da especialidade.

(*) oftalmologista e médica do tráfego

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por